Castello Branco estimula uso de Ervas Medicinais

Castello Branco estimula uso de Ervas Medicinais

Atividades são desenvolvidas com idosos e clubes mães  

O Município de Presidente Castello Branco desenvolve um trabalho de orientação sobre plantas medicinais. A atividade reúne quatro grupos de idosos e dez clubes de mães. As ações foram desenvolvidas durante o mês de junho. “Nosso objetivo é fomentar o uso das ervas medicinais em todas as áreas da saúde. Sabemos que a Fitoterapia é uma grande tendência para tratamento de doenças. Partindo desse princípio, vamos qualificar nossa equipe e ampliar a utilização dessas plantas, garantindo mais qualidade de vida aos castellenses”, assinala o prefeito Claudio Sartori. 

Profissionais da Saúde e Educação realizaram dinâmicas com apresentação de slides, contemplando o histórico de como surgiu o projeto. Além disso, foi realizado um painel para discutir sobre o uso popular da planta medicinal malva, confrontando com os conhecimentos científicos estudados em teleconsultorias.  A atividade enfoca a importância do uso das plantas medicinais no dia a dia da população.

Através modelo de gestão intersetorial, o trabalho envolve as secretarias de Saúde, Departamento de Ação Social, Educação e Agricultura. “O uso de plantas medicinais é uma excelente alternativa para a saúde da população. O Município  está dando um importante passo para disseminar essa prática”, acrescenta Sartori. O trabalho de orientações sobre plantas medicinais contribui para divulgar ações do Programa de Implantação de Práticas Alternativas e Complementares na Saúde, denominado Farmácia Viva: Plantando Chás, Colhendo Saúde.

Com essas ações, o Município estimula o uso de ervas medicinais de forma correta e consciente. Atualmente, são orientados 222 idosos e 197 mães.