CRAS (Centro de Referência de Assistência Social)

O CRAS foi instalado no Município de Presidente Castello Branco no ano de 2011, objetivando o fortalecimento das Políticas Públicas de Assistência Social. – O CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, tem como objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio de desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. As funções do CRAS diferencia-se das demais unidades de assistência social pois desempenha as funções de gestão da proteção básica no seu território e oferta o Programa de Atenção Integral à Família – PAIF. É função do CRAS, junto com sua equipe, articular a rede socioassistencial de proteção social básica referenciada ao CRAS, promover a articulação Intersetorial e a busca ativa. 

Através do CRAS são oferecidas as Oficinas para atendendo crianças, adolescentes, idosos, cuidadores de deficientes e mulheres e parcerias em palestras e orientações para alunos e diferentes grupos. 

Em 2014 a Secretaria de Estado de Assistência Social Trabalho e Habitação assinou convênio sobre para Cessão de Uso de um veículo Corsa Classic, para uso exclusivo da Assistência Social, pelo período de 10 anos.

O CRAS, em parceria com a Gestão da Assistência Social em 2015, elaboraram o Plano Municipal de Medidas Socioeducativas. Em 2016 aconteceu a efetivação do Programa Família Acolhedora no Município de Presidente Castello Branco com o objetivo de atender crianças e adolescentes em situação de acolhimento. Em 2016 também ocorreu a elaboração do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.