Curso de Formação de Cuidador de Idoso
Com o crescimento da população idosa no Brasil e no mundo, o cuidador de idosos torna-se uma nova tendência de profissão no mercado de trabalho. A previsão da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que até em 2050 tenham mais de dois bilhões de pessoas acima de 60 anos no mundo.
Cuidador é um ser humano de qualidades especiais, expressas pelo forte traço de amor à humanidade, de solidariedade e de doação; é alguém que “cuida a partir dos objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida”.
Atento a isso, o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social do município ofertou o curso de Cuidador de Idosos de forma gratuita, durante os meses de agosto até dezembro. As aulas ocorreram uma vez por semana, presencialmente. O curso foi ministrado por uma instituição de ensino, e os alunos com 85% de frequência receberam um certificado de 60 horas. As temáticas abordadas foram amplas, contemplando Mudança de hábito e saúde mental, Relações do cuidar – premissas para um cuidar mais humano, Atividades físicas e cuidados posturais (para idoso e cuidador), Saúde do idoso, dentre outras.