Mais um prêmio para Castello Branco, Prefeito recebeu o troféu “Onda Verde”.

Mais um prêmio para Castello Branco

Prefeito recebeu o troféu “Onda Verde”. 

Mais uma conquista para o município de Presidente Castello Branco. Depois de ganhar um prêmio nacional, organizado pelo Ministério do Meio Ambiente, o Programa Castellense de Coleta Seletiva de Lixo conquistou o prêmio “Expressão Ecologia”. A premiação foi criada em 1993 pela Editora Expressão, um ano após a Conferência Mundial do Meio Ambiente no Rio de Janeiro – Eco 92. A ideia era divulgar as ações ambientais das empresas da região Sul do Brasil e incentivar que outras seguissem o mesmo caminho. 

No Dia 25 de Julho, durante o Fórum de Gestão Sustentável 2014, realizado na sede da Fiesc, em Florianópolis (SC), prefeito de Presidente Castello Branco, Cláudio Sartori, recebeu o prêmio “Onda Verde”. O evento reuniu representantes de empresas, ONGs e setor público que são destaques em sustentabilidade na região Sul do Brasil.

Durante a cerimônia, foram premiados os vencedores do 21° Prêmio Expressão de Ecologia, a maior premiação ambiental do Sul. O município de Presidente Castello Branco ganhou o prêmio na categoria “Reciclagem” com o Programa Castellense de Coleta Seletiva de Lixo. 

No evento ocorreu o lançamento do Guia de Sustentabilidade 2014, publicação anual da Editora Expressão que reúne as principais ações socioambientais do Sul. Todos os convidados receberam um exemplar da publicação como cortesia no kit socioambiental distribuído nas sacolas ecológicas logo na entrada do evento. 

Presidente Castello Branco conquistou o Prêmio Expressão na categoria Reciclagem, com eficientes programas de conscientização que envolvem toda a comunidade. Além de contar com um aterro sanitário bem estruturado, o município é um dos poucos no Brasil que faz coleta seletiva do lixo de toda a população. Os municípios de pequeno porte respondem pelo maior número de lixões do país e não conseguem fazer um planejamento ambiental. 

O troféu Onda Verde, é mais um reconhecimento ao trabalho intersetorial  desenvolvido em Presidente Castello Branco, unindo toda a comunidade num processo de coleta seletiva de lixo. Além de proporcionar a destinação correta, o Programa Castellense de Coleta Seletiva restaura vidas e gera oportunidades. 

A lei que obriga as prefeituras a acabar com os seus lixões a céu aberto, até o próximo mês de agosto, não será cumprida. Cerca de 70% dos prefeitos dos mais de 5 mil municípios brasileiros sequer se deram ao trabalho de fazer um projeto para seu lixo. O Brasil ocupa um lugar de destaque global nesse perigoso ranking: é o quinto maior gerador de resíduos sólidos do mundo, algo como assombrosos 64 milhões de toneladas anuais. Desse total, 24 milhões, que lotariam 168 Maracanãs, são atirados em mais de 2 mil lixões. Cerca de R$ 8 bilhões são jogados no lixo a cada ano, com resíduos que poderiam ser reciclados, mas apenas 14% dos municípios se dão ao trabalho de reciclar seu lixo.