Escolas Municipais Valorizam o Meio Ambiente em Busca de Ações Sustentáveis.

A questão ambiental vem sendo considerada cada vez mais urgente e importante para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos disponíveis.

E esta consciência já chegou à escola e muitas iniciativas têm sido desenvolvidas em torno desta questão, pôr educadores constantemente em sua prática pedagógica.Com base nisto é que Escolas Municipais de Presidente Castello Branco, envolvendo alunos da Educação Infantil e do 1° ao 5 ° ano do Ensino Fundamental, em parceria com a Administração Municipal e  Secretaria da Agricultura, estão desenvolvendo ações em prol meio ambiente para a qualidade de vida. Neste sentido, as atividades estão sendo realizadas em  etapas.

A primeira etapa realizou-se na segunda semana do mês de junho que foi a Visitação do Aterro Sanitário do Município, buscando conhecimentos acerca da importância da separação correta do lixo, sendo este o Projeto Municipal: Programa Castellense de Coleta Seletiva do Lixo, sendo que primeiramente os alunos participaram de uma exposição da história do Aterro Sanitário, pela Orientadora Lucimara F. Machado, e os alunos receberam uma garrafa, com o Slogan e a frase do Programa do lixo, também teve a premiação da frase escolhida: “Presidente Castello Branco Realizando ações em Busca da Sustentabilidade.”  Também se inclui a visita  ao minhocário e ao viveiro.

Na visita os alunos puderam compreender um pouco mais sobre o que vem sendo já enfatizado nas escolas, que é a classificação do lixo, e também como incentivo a alimentação saudável receberam 27 mudas de hortaliças produzidas pelo viveiro, para o plantio em suas casas.A segunda etapa, que aconteceu na terceira semana do mês, onde os alunos tiveram a oportunidade de visitar O Parque temático Brasil Colonial em Miniatura, na sede do município, com intuito de proporcionar conhecimentos relacionados ao meio ambiente e a história do Brasil.

A próxima etapa será a realização da “Contação de história”, intitulada João Lambão, nas escolas municipais, referente ao tema Meio Ambiente. A última etapa será a Visitação da Estação de Água da CASAN, situada no município, na comunidade de Linha São Luiz.

Sabendo que os recursos naturais são esgotáveis e que é preciso preparar as novas gerações, quanto a importância e a valorização do meio ambiente, a escola quer chamar a atenção do educando para as coisas que o cercam e aprofundar o conhecimento dos mesmos cultivando sua curiosidade em investigar e solucionar.