Promoção em Saúde é Realizada com Mulheres Castellenses

Promoção em Saúde é Realizada com Mulheres Castellenses

 

 

Durante o mês de junho, a equipe de profissionais de saúde em parceria com o setor social realizou ação de produção de sabonetes medicinais terapêuticos com os grupos de mulheres de todo município.

Esta promoção em saúde é parte integrante das ações desenvolvidas pelo Programa de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) implantada na Unidade Básica de Saúde desde 2013. A fitoterapia é uma terapia integrativa que vem crescendo notadamente neste começo do século XXI, voltada para a promoção, proteção e recuperação da saúde, tendo sido institucionalizada no SUS por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) e da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF). 

A Fitoterapia é um tratamento terapêutico caracterizado pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, utilizadas de forma racional, pela possibilidade de apresentar interações, efeitos adversos, contraindicações. Durante a ação foi dialogado com o público sobre a utilização da planta medicinal calêndula e cuidados com a cuidados com a pele.

A secretária municipal de Saúde e Bem Estar Social, Luciana da Silva, destaca que ações de promoção em saúde são fundamentais para incentivar o autocuidado, oportunizar e facilitar o acesso seguro e eficaz das plantas medicinais, ações fundamentadas pelas diretrizes do SUS.