Amauc e Consórcio Lambari vão realizar a Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente e Mudança Climática
A 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente e Mudança Climática será realizada no dia 3 de dezembro. O encontro que pretende reunir representantes de entidades públicas e não governamentais das 14 cidades da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense vai ser no campus de Concórdia do Instituto Federal Catarinense, IFC.
O evento foi discutido durante reunião preparatória realizada na sede da AMAUC nesta semana. Organizada em nível de Brasil pelo Ministério do Meio Ambiente do Governo Federal, a conferência é um processo participativo que tem a missão de promover o diálogo sobre a temática “Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica”. O encontro é aberto ao público que poderá apontar soluções para os problemas relacionados à mudança climática.
Neste ano, a Conferência Nacional do Meio Ambiente é formada por cinco eixos temáticos:
-Mitigação: Redução da emissão de gases de efeito estufa;
-Adaptação e preparação para desastres: Prevenção de riscos e redução de perdas e danos;
-Justiça climática: Superação das desigualdades;
-Transformação Ecológica: Descarbonização da economia com maior inclusão social;
-Governança e Educação Ambiental: Participação e controle social.
Sobre esses cinco temas, os participantes da Etapa Intermunicipal vão sugerir dez propostas para o enfrentamento da emergência climática. Essas proposições, em seguida, serão apresentadas e defendidas durante a Etapa Estadual da CNMA, que vai ocorrer nos dias 24 e 25 de janeiro de 2025. Já a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente será de 6 a 9 de maio.
Durante o evento do dia 3 de dezembro em Concórdia, também serão eleitos 16 delegados que vão representar a microrregião na etapa estadual.
De acordo com o Governo Federal, a Conferência Nacional do Meio Ambiente é aberta para toda a população com 16 anos de idade ou mais. Em breve será informado o procedimento de inscrições.