Equipe Técnica realiza o Monitoramento do Plano Municipal de Educação com avaliação do 1º ano do 3º ciclo de Avaliação 2021/2023.

Durante o mês de agosto/2022 os membros da Equipe Técnica de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação realizaram o Monitoramento do ano de 2021.

Na data, 16 de setembro, realizaram a apresentação dos dados tabulados no Relatório para a Comissão Coordenadora do Plano Municipal de Educação e para os membros do Conselho Municipal de Educação.

Sobre os dados coletados, cabe ressaltar que, entre as 20 metas avaliadas do PME:

A META 01 da Educação Infantil, destacou-se com 105,8% no atendimento de crianças de 04 a 05 anos de idade e, de crianças em idade de creche, o atendimento de 76,13% superou a meta de 50%.

Assim como a Meta 02 do Ensino Fundamental (população de 06 a 14 anos) que também superou a porcentagem de 95% estipulada, visto que os dados apresentados no Relatório demonstram a representatividade de 105,9% nas matrículas atendidas no Município.

Sobre a Meta 3, considerando que, no Ensino Médio (15 a 17 anos) a meta é atingir 90% da taxa líquida de matrículas, os dados apontaram 105,8%. O que também ficou evidenciada na Meta 04 da Educação Especial/Inclusiva que também atingiu 100% do percentual da população de 04 a 17 anos com deficiência que freqüenta a escola.

Nessa mesma perspectiva, a Meta 07 que objetiva a Qualidade na Educação/IDEB os dados coletados demonstrados na série histórica que a Rede Municipal de Ensino vem superando os índices projetados pelo INEP. Dados também demonstrados na série histórica quanto a Meta 14, na titulação dos professores , na qual a Rede Municipal atingiu 100% dos professores com formação superior na creche, pré escola e séries iniciais do Ensino Fundamental, desde 2018.

Os dados do Censo Escolar referente a Meta 16 retrata que, 100% dos professores vinculados a Rede Municipal possuem pós graduação e, sobre a formação continuada com implantação da nova BNCC, conclui-se que, 100% dos professores da Rede Municipal e Estadual de Ensino participaram no processo e nas formações. O que também fica evidenciado na Meta 17 sobre a valorização dos profissionais do magistério quanto ao cumprimento do piso nacional.

As Metas que a Secretaria Municipal de Educação vem priorizando ações neste ano letivo de 2022, com ações comprovadas “in loco”, referem-se principalmente sobre as Metas:

??Meta 05 da Alfabetização Infantil, considerando a avaliação da ANA pelo INEP em 2016;
??Meta 06 da Educação em Tempo Integral que o Município tem se projetado com os atendimento em 2022 para superar a Meta de 25% do atendimento dos alunos e 50% das Escolas que ofertam a modalidade de ensino;
??As ações também priorizam neste ano de 2022 a Meta 18 do Plano de Carreira com atualização e cumprimento do mesmo;
??Meta 19 no que tange a Gestão Democrática – Escolha de Diretores nas Escolas Municipais e nos investimentos de acordo com a ??Meta 20 – Financiamento da Educação.