Cursos De Informártica Iniciam Em Presidente Castello Branco

A Administração Municipal em parcerias com a Secretaria Municipal da Educação iniciou na Semana do dia 09 de maio de 2011, o Curso de Informática Básica e Avançada, nas escolas das comunidades de Linha São Luiz, Banhadão e Linha Imigra.

Ao todo são 53 cursistas inscritos na primeira etapa, que abrange o público a partir de 12 anos. O objetivo do Curso é oferecer noções básicas e avançadas de informática para as famílias da zona rural e o acesso à internet. A Carga horária será de 40hs aula, ministradas uma vez por semana no período noturno pelo professor de Informática Vanderlei Castanha. O Curso está sendo Coordenado pela Administradora Escolar Marli Raaber, que destaca a importância da Escola estar abrindo as portas para a comunidade também usar o Laboratório de Informática, que durante o período diurno é usado pelos alunos. A iniciativa foi tomada pelo crescimento do número de famílias no município que possuem em suas residências um computador, no intuito de auxiliar as mesmas no uso correto da ferramenta mostrando-lhes um novo jeito de aprender e ver o mundo. Sabemos que ao lidar com o computador novos horizontes se abrem na vida do usuário.

No primeiro contato dos cursistas com a ferramenta, foi possível perceber através de alguns depoimentos que a pessoas estão vendo a necessidade de fazer um curso de informática e perceberam que para estar atualizado no mundo de hoje é necessário saber mexer em um computador. Já que se não tiver nenhuma noção de informática, com certeza é mais difícil conseguir acompanhar as novas evoluções tecnológicas através da internet, uma grande ferramenta para resolver coisas (sem sair de casa) e uma visão do mundo atual através de noticiário.

Segundo o Prefeito Municipal Claudio Sartori “espera-se que o curso proporcione momentos de aprendizagem no qual cada cursista chega à etapa final com uma visão que devemos entender a Informática não como uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo. Devemos ter a percepção que, quando a usamos como conhecimento, estamos sendo modificados por ela para acompanhar as evoluções”.