AGOSTO FOI DEDICADO Á SAUDE EM CASTELLO BRANCO

Agosto foi dedicado à saúde em Castello Branco

Várias ações foram desenvolvidas para a garantia de saúde da população. 

A Administração Municipal pela Secretaria de Saúde de Castello Branco está desenvolvendo várias ações em benefício da população. Campanhas, avaliações, orientações e atendimentos que trabalham a prevenção e a saúde de todas as idades.

 A Campanha de Saúde do Homem foi lançada no dia 9 de agosto, com presença do especialista em urologia, Dr. João Batista. Com realização de exames de PSA (antígeno prostático específico), durante todo o mês de agosto. O objetivo era rastrear os possíveis casos de alteração nos exames e fazer um trabalho de prevenção ao câncer de próstata. O número de homens atendidos na campanha foi de 257. Outra ação desenvolvida pela Administração Municipal de Castello Branco foi o Programa Saúde na Escola, com avaliação oftalmológica dos alunos. O oftalmologista, Dr. Adenilson Neederauer, realizou avaliações no dia 31 de agosto com alunos do pré ao 5º ano da Rede Municipal e do 6º ano ao ensino médio da Rede Estadual. O objetivo foi identificar casos de alterações visuais, além de realizar promoção e prevenção à saúde ocular. Na mesma ocasião foram realizadas atividades de promoção à alimentação saudável e segurança alimentar. Os alunos tiveram também orientações de saúde bucal, através do Programa Sorriso Saudável.

As ações tiveram acompanhamento dos profissionais da saúde do município e atendeu 243 crianças, nas consultas e demais ações orientativas. Outra ação que esta sendo realizada foi é o Programa de Combate ao Tabagismo, com psicóloga, enfermeira, nutricionista e médico, entre outros profissionais orientando os Grupos de Tabagismo sobre as doenças causadas e as consequências do mau hábito. A ação teve inicio na segunda quinzena de agosto, com orientações, medicamentos, atendimentos e conscientização sobre os males que o fumo traz. As pessoas que ainda não participam do Programa de Combate ao Tabagismo, podem se inscrever junto ao CRAS – Unidade de Saúde do município. 

E no dia 24 de agosto aconteceu homenagem aos portadores de necessidades especiais, pela passagem do Dia do Deficiente. A ideia nessa ocasião foi formar um grupo com familiares para troca de experiências e auxílio no cuidado e desenvolvimento dos deficientes. As famílias recebem orientações, incentivos e informações para estarem mais bem preparados para lidar com as deficiências.  

 

Fonte: PG Comunicações

Jornalista Paulo Gonçalves