Ervas Medicinais: Uma alternativa para a saúde dos castellenses

Ervas Medicinais: Uma alternativa para  a saúde dos castellenses

Município incentiva uso de plantas medicinais.

A Administração Municipal de Presidente Castello Branco desenvolve o Programa de Implantação de Práticas Integrativas e Complementares (PICs), na Unidade Básica de Saúde. A iniciativa originou-se de um projeto desenvolvido na Escola Municipal Imigra, chamado Farmácia Viva: Conhecendo e utilizando ervas medicinais em nosso dia a dia.

O Programa é desenvolvido através de parcerias entre as Secretarias Municipais da Educação, Agricultura, Saúde de Castello Branco e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ele fomenta a produção de ervas medicinais que podem ser usadas nos mais diversos tratamentos, tornando-se mais uma opção para a prevenção e o cuidado com a saúde dos castellenses.Várias ações estão sendo realizadas: construção de matrizeiro, construção de horto didático, exsicatas de plantas medicinais e capacitação de agentes de saúde. Destaque também para a sensibilização e capacitação dos profissionais da saúde para o uso das plantas medicinais na atenção básica.  Foram realizados aproximadamente dez encontros, incluindo teleconsultoria com a farmacêutica, acupunturista e consultora em saúde do Núcleo da Telessaúde SC, Giseli Damian.Durante o programa foram estudadas ervas como a camomila, tansagem, capim cidreira, erva luisa, melissa, cidreira rasteira, macela e folhas de laranjeira.

O estudo dessas ervas partiu de um levantamento realizado pela Unidade Básica de Saúde, através das plantas medicinais mais utilizadas pela comunidade castellense.  Além de serem importantes para a saúde, as ervas medicinais ajudam a resgatar a cultura do povo local, principalmente dos moradores que vivem no campo.Segundo o Prefeito Municipal Senhor Claudio Sartori a importância do trabalho intersetorial, para o desenvolvimento de ações de qualidade.

Fonte PG Comunicações

Paulo Gonçalves