Castello Branco inova com programa de tratamento de efluentes domésticos

Sistema já foi implantado na Escola Municipal Taquaral.

A Administração Municipal de Presidente Castello Branco desenvolve o Sistema de Tratamento de Esgoto Doméstico Ecológico em parceria com a Epagri e APPs (Associação de Pais e Professores).  Esse sistema consiste em tratar as águas provenientes das atividades domésticas (água da pia, máquina de lavar, tanque e banheiro). É um método simples e garante, com eficiência, o tratamento dos efluentes domésticos. Para realizar o tratamento é utilizado um cilindro de aproximadamente um metro de diâmetro e 0,70 cm de comprimento com fundo de forma cônica. Dentro, 50 varas de bambu cortadas em pedaços de 6 cm de comprimento, formam o reator biológico.

Esse mecanismo recebe o efluente da caixa de gordura e banheiro na sua parte inferior que, no percurso até a região superior, entra em contato com micro-organismos que aderem à superfície dos pedaços de bambu. Esses micro-organismos metabolizam compostos orgânicos e nutrientes contidos no esgoto, resultando na decomposição do material poluente.  Depois de passar pelo reator biológico, o efluente doméstico, parcialmente mais limpo, é bombeado através de uma tubulação ao sistema de permacultura, onde são utilizadas diversas espécies de plantas que demandam água como: bananeiras, mamoeiros, confrei, copo de leite, abóbora, junco lírio, entre outras espécies.

A permacultura ao mesmo tempo em que trata o esgoto doméstico, usa o excesso de água e os rejeitos orgânicos, tornando-se uma alternativa economicamente viável e ecologicamente correta.  O sistema já foi implantado na Escola Municipal Taquaral e irá ser implantado nas demais escolas de forma gradativa. Esta é uma ação vinculada ao Projeto “Presidente Castello Branco: Educando para a Sustentabilidade”.

Fonte: PG Comunicações

Paulo Gonçalves