Programa Nacional de Controle do Tabagismo

A Administração Municipal de Presidente Castello Branco, através da Secretaria de Saúde, realizou trabalhos de prevenção e promoção à saúde, direcionados ao combate do uso do tabaco. As atividades foram desenvolvidas com os agentes comunitários de saúde nas famílias, para os representantes das comunidades no Lançamento do Plano Diretor, realizado sensibilização para escolares, funcionários e público em geral juntamente com as atividades do Dia do Desafio, bem como nos Grupos de Idosos do município.

A Secretaria Municipal de Saúde oferece aos alunos das Escolas Municipais e Escola Estadual, palestras de orientação e prevenção sobre o uso do cigarro e malefícios que o mesmo causa aos fumantes e aos não fumantes, reforçando também a Lei anti-fumo do município, que proíbe o consumo de qualquer produto fumígeno, em ambiente de uso coletivo. Essa legislação foi criada a partir de um encontro da administração municipal com alunos do ensino médio. Foram coletadas assinaturas e enviadas para a Câmara Municipal que aprovou a iniciativa.

Para os alunos do ensino fundamental, séries finais e ensino médio foram realizados uma atividade com o grupo de prevenção, desenvolvendo trabalhos relacionados ao tema. A parceria vem sendo realizada há alguns anos pela Secretaria de Saúde, envolvendo as escolas. Os coordenadores dessas ações têm percebido que os resultados positivos estão aparecendo.

O Programa Nacional de Controle do Tabagismo visa à prevenção de doenças na população através de ações que estimulem a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis e que contribuam para a redução da incidência e mortalidade por câncer e outras doenças devido ao uso do cigarro. As ações envolvem as campanhas e além desta, outro passo importante nesse processo implica no desenvolvimento de ações que apóiem o fumante que queira parar de fumar. Desta forma, o município de Presidente Castello Branco, a partir deste ano de 2013, adere ao Programa com o objetivo de apoiar de forma efetiva os fumantes da comunidade no processo de cessação de fumar. Além dos grupos para parar de fumar o grupo de combate ao álcool também está sendo implantado.