Presidente Castello Branco conclui com sucesso o projeto sobre a Erradicação do Trabalho Infantil e Adolescente

Presidente Castello Branco conclui com sucesso o projeto sobre a Erradicação do Trabalho Infantil e Adolescente

 

A informação repassada pela população no Senso 2010, realizado pelo IBGE,  identificou que crianças e adolescentes Castellenses estão inseridas em atividades de trabalho infantil e adolescente. Com o objetivo de orientar a comunidade sobre as tarefas que podem caracterizar o Trabalho Infantil e Adolescente,  a Administração Municipal promoveu o encontro em agosto de 2014 que contou com a expressiva participação da comunidade. Ao final dos debates, a procuradora do trabalho Dra. Priscila assinou um Termo de Compromisso de Cooperação Técnica, estabelecendo alguns compromissos do Poder Público para erradicação dessa prática.

Diante este Termo assinado iniciou-se no mês de março de 2015 as atividades do Projeto MPT na Escola. Após a etapa de formação os professores trabalharam o tema em sala de aula com os alunos da rede Municipal e Estadual de ensino. Após a realização de todas as atividades solicitadas no plano de trabalho do referido Termo fora enviada a Procuradoria do Trabalho de Joaçaba via peticionamento eletrônico aos cuidados da Dra. Priscila o Relatório de todo o trabalho desenvolvido com foto e vídeos. No dia 21 de julho recebemos um Oficio endereçado a Coordenadora do Trabalho no Município Vandira Cervelin, enviado pelo MPT, subscrito pela Dra. Priscila parabenizando o Município pela participação e pelos belos trabalhos desenvolvido no município de Presidente Castello Branco frente à problemática da Erradicação do Trabalho Infantil e Adolescente. Também se registra pela Procuradora a finalidade do programa no Município.  

O Prefeito Claudio Sartori ficou satisfeito com os resultados do trabalho. Ele entende que o “Trabalho Infantil e Adolescente” é uma prática que precisa ser combatida com vigor. “A criança precisa aproveitar o seu tempo para os estudos e para as brincadeiras a atividades que são da fase de infância e adolescencia. O trabalho precoce compromete seriamente a saúde e o desenvolvimento intelectual  das crianças e adolescentes”.