COPERCASTELLO recebe investimento social de R$ 204.518,00 da Fundação do Banco do Brasil e do BNDES

A Cooperativa de Produção e Consumo Agroindustrial de Presidente Castello Branco (COPERCASTELLO) recebe o investimento social da Fundação Banco do Brasil e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 204.000,00 como incentivo na produção de arranjos produtivos de plantas medicinais com viabilidade econômica e agregação de valor e renda à agricultura familiar.

A proposta refere-se à reestruturação de uma unidade escolar desativada, aquisição de equipamentos e utensílios para compor uma Unidade de Processamento de plantas medicinais, aromáticas e condimentares tendo como contrapartida a estruturação de lavouras com distribuição de mudas e capacitação dos jovens e familiares rurais benificiários do convênio.

O projeto contempla o processo produtivo das plantas medicinais aromáticas e condimentares até a comercialização das mesmas. A comercialização será realizada na forma de extratos, in natura, tinturas, óleo destilado, óleo essencial, embaladas individuais e/ou misturadas, secas trituradas e também secas a granel.O convênio trará agregação de valor e renda aos jovens participantes do projeto fomentando a sua permanência no campo”,afirma Renato Miotto, presidente da Cooperativa de Produção e Consumo Agroindustrial Familiar – COPERCASTELLO.

No mês de maio iniciou-se a etapa de capacitação dos benificiários tendo como assunto de pauta a legislação nacional e municipal envolvendo plantas medicinais. As demais etapas da capacitação serão realizadas em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas). Próximos cursos previstos: Produção Agroecológica de Ervas Medicinais, aromáticas e condimentares; Curso Básico de Cooperativismo e Associativismo; Processamento das Ervas Medicinais, Aromáticas, Condimentares e Extração de Óleos e Boas Práticas Agrícolas de Manejo de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares. “O projeto tem tudo para dar certo, temos disponíveis os incentivos necessários, o município está organizado para fomentar o trabalho, é só acreditar e pôr a mão na massa” destaca Claudio Sartori, prefeito municipal.