Ações referente ao Tema Bullying e Valorização a Vida

No último dia 25 de abril de 2023, em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, os alunos da Rede Municipal e Estadual de Ensino de Presidente Castello Branco prestigiaram a Esquete Teatral: “Um presente a você”, com o foco na temática Bullying e Valorização a Vida, com o Grupo Teatral Piliquinha. O objetivo do trabalho foi trazer reflexões acerca de fatores e pessoas que fazem, a vida valer a pena, englobando a família, os amigos e colegas e que cada um é especial e importante. Realizar esse trabalho também tem o objetivo de conscientizar as crianças e adolescentes sobre aprender a lidar com as diferenças, trabalhando posturas e ações que visam solucionar os conflitos, além de permitir promover um desenvolvimento seguro e saudável das crianças e adolescentes, ensinando que ser diferente é normal e que cada aluno envolvido possa ser propagador desses aprendizados. Falar sobre o Bullying nas escolas e fora dela é papel de todos nós, pois é uma forma de prevenção e evitar que essa prática aconteça. É fundamental ensinar as crianças e adolescentes a importância de respeitar as diferenças e denunciar agressões verbais e físicas motivadas por algum aspecto físico ou social. Se buscarmos em literaturas, elas apontam que o bullying trás inúmeras consequências, entre elas depressão, angústia, baixa autoestima, estresse, evasão escolar, dificuldade de aprendizagem, déficit de concentração, atitudes de isolamento, autoflagelação e em alguns casos chegam até ao suicídio. E, pensando em questões de socialização, é na escola e na sociedade, onde todas as diferenças se encontram e nesse sentido acabam sendo um local onde se geram muitos conflitos, pelas inúmeras formas de educação e valores distintos, tais como os familiares, religiosos, culturais, étnicos, entre outros. De acordo com a Constituição Federal, em seu Artigo 227 é dever de todos nós garantir que crianças e adolescentes sejam protegidos de toda forma de violência e que tenham seus direitos efetivados com prioridade absoluta. Dessa forma, busca-se através de Campanhas realizar a conscientização e o repasse de informações sobre os temas.