Castello Branco decreta Situação de Emergência

O município de Presidente Castello Branco decretou Situação de Emergência na tarde desta terça-feira, dia 14, em função da estiagem. Conforme o prefeito Cláudio Sartori, as perdas são significativas na produção agropecuária, principalmente na cultura do milho. Além disso, a atividade leiteira tem sido afetada. O município está transportando água para as propriedades rurais que possuem sistema de integração de aves e suínos.

Conforme o decreto, os prejuízos acarretados pela falta de chuva foram avaliados e quantificados pela Comissão Municipal de Defesa Civil. Outro fator que preocupa a administração municipal é a tendência de continuidade da estiagem – uma possibilidade que vem sendo indicada pelos institutos de meteorologia.

A estiagem compromete as reservas hidrológicas, a capacidade de captação e distribuição do sistema de abastecimento de água, aliado ao grau de vulnerabilidade socioeconômica do município. O prazo de vigência do decreto poderá ser prorrogado até completar no máximo 180 dias.