Município participa da II Amostra de Experiências Exitosas na Vigilância e Controle do Aedes aegypti em Chapecó
No dia 14 de dezembro, a agente de combate à endemias Nádia e a agente comunitária de saúde Camila, representando o município de Presidente Castello Branco, tiveram uma participação significativa na II Amostra de Experiências Exitosas na Vigilância e Controle do Aedes aegypti em Chapecó.
O Município foi selecionado entre os demais para apresentar um trabalho realizado com os clubes de mães, a técnica Kokedamas. Esta técnica é a confecção de um arranjo botânico revestido de musgo, essa abordagem oferece uma alternativa de cultivo de plantas sem a utilização de vasos. Além de ser uma técnica artesanal, ecologicamente correta e sem a utilização de plástico, vasos e pratos, a Kokedama também contribui para evitar o acúmulo de água, ajudando na prevenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.
Espera-se que esta experiência inspire outras pessoas a adotarem práticas semelhantes. A Kokedama não apenas oferece um toque especial na decoração, tornando o local mais descontraído, mas também evita o acúmulo de água e a proliferação do mosquito.