Modelo De Administração De Castello Branco É Apresentado Em Web Conferência

O Prefeito de Presidente Castello Branco, Cláudio Sartori, participou de uma Web Conferência, quarta-feira, dia 17/08, em Florianópolis sobre o "Projeto Presidente Castello Branco realizando ações em busca da Sustentabilidade". O trabalho consiste em integrar as ações da saúde com todos os demais setores da administração municipal como: agricultura, educação, turismo e transportes e social. “Todas as ações da administração municipal estão voltadas à qualidade de vida dos cidadãos. O trabalho intersetorial dá resultados porque todos os colaboradores atuam em busca de um objetivo”, relata Sartori.

O Prefeito dá exemplos sobre a eficácia do modelo de administração. Com a intersetorialidade, todos os setores se interligam, visando oferecer mais qualidade de vida à população. Dessa forma, as áreas de agricultura e saúde atuam juntas quando um agricultor necessita de informações sobre o uso correto de agrotóxicos ou até mesmo de orientações sobre a postura mais adequada durante a lida no campo. Nesse caso, são trabalhados os aspectos preventivos. Outro exemplo pode ser aplicado na área de educação. Quando um aluno precisa de um acompanhamento médico e odontológico entra em cena a equipe da saúde e no momento em que, na escola, identifica-se uma criança que tem problemas psicológicos é solicitado o atendimento do setor de assistência social. “O projeto funciona como uma engrenagem”, assinala o prefeito.

Organização, Planejamento e Sustentabilidade. Esses são os três eixos principais que norteiam o Modelo de Administração implantado em Presidente Castello Branco. O Prefeito Cláudio Sartori acrescenta que as ações integradas visam principalmente o bem estar das famílias. “Esse mecanismo tem como meta principal chegar até as famílias, dando enfoque à prevenção”, conclui Sartori. Para atingir esse objetivo todos os profissionais (das mais diferentes áreas do município) são envolvidos.

O projeto “Presidente Castello Branco Realizando Ações Em Busca Da Sustentabilidade" motivou elogios das autoridades que acompanharam a Web Conferência na capital do Estado. A gestão, baseada na intersetorialidade, serve de exemplo para o Brasil. Conforme o pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina, Rodrigo Moretti, Presidente Castello Branco é o único município do país a adotar esse sistema. “Todos os municípios deveriam seguir esse exemplo”, disse Moretti.

Assessor de Imprensa – Paulo Gonçalves