ADMINISTRAÇÃO PROMOVE ENCONTRO ENTRE FUNCIONÁRIOS E ASSSOCIAÇÕES DE PAIS E PROFESSORES PARA AVALIAR E PLANEJAR AS METAS DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL.

Em Presidente Castello Branco, no dia que antecedeu o início das aulas (14/02) a Rede Municipal de Ensino reuniu membros de todas as diretorias das APPs (Associação de Pais e Professores) das escolas do campo e da cidade, os funcionários e professores municipais, com o objetivo de dialogarem sobre assuntos pertinentes à volta as aulas e ao andamento do ano letivo de 2013.

A Orientadora Escolar, Lucimara Frigo Machado iniciou o encontro abordando a importância do encontro e agradecendo a grande participação de todos, em seguida, a  administradora Escolar, Marli Raaber apresentou a equipe da Secretaria e o quadro de funcionários para o ano de 2013. Também informou aos participantes questões pertinentes aos Programas de Transporte Escolar, as alterações no Programa Municipal de Material e do Uniforme Escolar, sobre os recursos recebidos do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) para as escolas de nossa rede.

O Prefeito Municipal, Claúdio Sartori, apresentou o Modelo de Gestão implantado no município, destacando a importância do uso das ferramentas nos trabalhos educacionais e de relevância social, cultural, econômica e científica do trabalho intersetorial no desenvolvimento do projeto “Presidente Castello Branco: “Educando para a Sustentabilidade”. O prefeito ainda desejou um bom ano letivo á todos, destacando o papel dos pais, da direção, das diretorias, do setor público e das famílias no processo educacional.

A Orientadora Escolar Sra. Lucimara, ainda destacou aos presentes as metas projetadas para o ano letivo de 2013, como a implantação do PROERD Pais e do Conselho Escolar, a Prova Brasil e a Mostra Científico Cultural do trabalho intersetorial de educação ambiental.

Outro momento relevante da reunião foi a dinâmica realizada com pais, professores e funcionários, discutindo, analisando e re-planejandoos projetos educacionais na área da educação ambiental (Projeto “Lavoura Familiar” desenvolvido pela Escola Municipal Banhadão,  projeto “Na Sombra de um Pomar” desenvolvido pela Escola Municipal São Luiz, Projeto “Farmácia Viva” desenvolvido pela Escola Municipal Imigra, Projeto “Horta  Permacultural” desenvolvido pela Escola Municipal Taquaral, Projeto “Biodegradaveis” desenvolvido pelo Centro Educacional de Ensino de 1º Grau,  Projeto “Brinquedos e Jogo Pedagógicos” desenvolvidos pelo Centro de Educação Infantil Acalanto).

Os presidentes das APPs Sra. Neucir, Nelson, Altivo, Elisa, Leocir e Itacir, pronunciaram-se destacando a importância da realização do encontro e sobre a continuidade dos projetos na área da Educação Ambiental, expressando o desejo que a comunidade tem em conhecer,  aprender e desenvolver  cada projeto.

Percebeu-se que ações como estas, fortaleceram vínculos entre escola, família e comunidade, possibilitando a ampliação dos saberes de uma forma mais democrática e significativa.