PRESIDENTE CASTELLO BRANCO É DESTAQUE DE PARTICIPAÇÃO EM TELECONSULTORIA NO TELESSAÚDE

PRESIDENTE CASTELLO BRANCO É DESTAQUE DE PARTICIPAÇÃO EM TELECONSULTORIA NO TELESSAÚDE

No dia 10 de dezembro, em cerimônia de entrega de premiação e certificação Pelo segundo ano consecutivo a ESF (Equipe de Saúde da Família) de Presidente Castello Branco é destaque no estado por realizar Teleconsultorias. O prefeito Claudio Sartori  participou de cerimônia de entrega de certificação aos municípios que obtiveram melhores desempenhos na Atenção Básica. Presidente Castello Branco é 1º lugar na participação em Teleconsultorias no Telessaúde. Além de certificação o município foi contemplado com um computador e kit multimídia.

As Teleconsultorias oferecem apoio aos profissionais da Saúde da Família por meio da educação permanente à distância, orientado pelos princípios do SUS, a fim de destacar o protagonismo das equipes no fortalecimento da Atenção Primaria à saúde.

Os profissionais de saúde utilizam de vários serviços disponibilizados pelo Telessaúde-SC, entre eles  Webconferência: são palestras virtuais temáticas, realizadas duas vezes na semana por profissionais com experiência em Atenção Básica, Cursos a distância: possuem temas voltados à organização de processos de trabalho e questões clínicas, e são oferecidos na plataforma Moodle, com certificação individual, Telediagnóstico: permite acesso a laudos de exames realizados nos municípios e emitidos a distância por especialistas.

Já as Teleconsultorias (categoria premiada) objetivam esclarecer dúvidas clínicas sobre diagnósticos, terapêuticas, ações de saúde ou relativas ao trabalho, envolvendo pacientes, famílias, em questões de saúde mais complexas e interdisciplinares. Pode acontecer em tempo real (síncrona), através de chat para interação com voz e vídeo, ou no formato assíncrono (respostas elaboradas e disponibilizadas no portal ao solicitante).

O município possui o Programa de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde implantada na Unidade Básica de Saúde desde 2013 e é através de Teleconsultorias mensais que se possibilita a capacitação, pesquisa, orientação e reconhecimento de várias espécies de plantas medicinais, bem como garantem a continuidade e qualidade das ações desenvolvidas pelo Programa.

A Teleconsultoria é uma das ferramentas fundamentais em educação permanente em plantas medicinais e Fitoterapia utilizada por toda a equipe de profissionais de saúde: agentes comunitários de saúde, técnicos em enfermagem, nutricionista, médicos, dentista, profissional de enfermagem, farmacêutico, fisioterapeuta, psicólogo, profissional de educação física, educador social. Os principais objetivos das Teleconsultorias são de oportunizar esclarecimentos acerca de orientação e prescrição de plantas medicinais aos profissionais de saúde, mas possibilitam também o fortalecimento de ações intersetoriais em capacitação e estudos de plantas medicinais envolvendo profissionais da saúde, educação e comunidade local. Facilitam e fortalecem as orientações que são realizadas em grupos comunitários ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar Social, Cras entre outros. As Teleconsultorias também auxiliam o trabalho dos agentes que facilitam o diálogo entre a equipe de saúde e a população disseminando informações sobre o uso seguro e eficaz de plantas medicinais, bem como ouvindo dúvidas sobre o uso correto e identificação de plantas apresentados pela população.