Presidente Castello Branco realiza Conferência Municipal de Educação.(CONAE 2014)

Presidente Castello Branco realiza Conferência Municipal de Educação.

(CONAE 2014)

A II Conferência Municipal de Educação.(CONAE 2014), realizada no dia 22 de maio de 2013, no Centro de Convivência do Idoso, mobilizou diversos segmentos da sociedade, representantes do executivo, legislativo, comércio local, conselhos municipais  e em especial a comunidade escolar.

O evento contou com a presença da Mestra em Educação Sandra Pierozan, que falou sobre o Tema principal da II CONAE: O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração em consonância com o Documento Referência; Também destacou os Eixos temáticos da CONAE, aprofundando os Eixos III e IV, que foram trabalhados, no município. A professora explicou que nas Conferências devem ser delimitadas metas e estratégias para o PNE, que na realidade ainda está em votação, mas que já foi iniciado na pratica. Entre as proposições aprovadas na etapa municipal da CONAE, estão à instituição de programas de orientação e apoio às famílias, disponibilizando psicopedagogo para as escolas mediante articulação das áreas da educação, saúde e assistência social, com foco no desenvolvimento integral das crianças de até três anos de idade; a garantia da oferta de educação com qualidade de ensino e infraestrutura física e humana em tempo integral na escola pública;; universalização do ensino fundamental de nove anos para toda a população de seis a 14 anos e garantia de que pelo menos 95% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, com qualidade de aprendizagem até o último ano de vigência deste PNE; implantação gradativa a oferta de educação básica pública em tempo integral.

O prefeito municipal Claudio Sartori, destacou a importância da participação de todos os envolvidos no processo de realização da Conferência Municipal, momento de detalharmos as metas, assim como a importância de se investir em estratégias que melhorem cada vez mais a educação para atingirmos o que será o melhor para a educação.

As decisões acordadas na Conferência Municipal serão levadas para a Conferência Regional de Educação que acontecerá em Concórdia no mês de junho.