Presidente C. Branco apresenta experiências em Encontro Estadual

Trabalho Intersetorial é um dos destaques do Município.

O Município de Presidente Castello Branco apresentou a experiência exitosa do Programa de Práticas Integrativas e Complementares na Saúde no II Encontro Estadual do NASF entre os dias 25 e 27 de novembro. O evento foi promovido pela Gerência de Atenção Básica (GEABS) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), no Hotel Oceania, na Praia dos Ingleses, em Florianópolis.

Na oportunidade, foram apresentados oito trabalhos de destaque realizados pela equipe do NASF e Atenção Básica de Saúde, sendo um por macrorregião de saúde. O objetivo do evento foi o de realizar a  troca de experiências entre as equipes de Atenção Básica (NASF e ESF, Consultório na Rua e Polos de Academia da Saúde, dentre outras). O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) foi criado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.

Durante o encontro, diversas atividades foram realizadas, entre elas, uma mesa redonda sobre o cenário do NASF no âmbito nacional e estadual, clínica ampliada na Atenção Básica. Também aconteceram apresentações de experiências exitosas do estado sendo que no relato, o município destacou a importância do trabalho Intersetorial para o desenvolvimento do Programa voltado para as Práticas Integrativas e Complementares (PICs), bem como a contribuição e importância dos projetos em educação ambiental realizados pela rede municipal de ensino e as diversas atividades realizadas entre a equipe de Atenção Básica e a Equipe do NASF voltadas para a garantia de acesso e uso adequado de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos com a população castelense.

Mais de 600 profissionais da Atenção Básica e gestores de saúde das esferas municipal, regional e estadual participam do II Encontro Estadual dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família.