Setembro Amarelo: um mês dedicado à valorização da vida

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização da população, tendo como objetivo a valorização da vida e a prevenção do suicídio, visto que seu índice vem alcançando números alarmantes a nível nacional e mundial.

A campanha foi iniciada no Brasil, em 2014, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), de lá para cá, vem ganhando cada vez mais visibilidade, no intuito de desfazer o tabu criado em torno do tema. Dados fornecidos pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que todos os dias pelo menos 32 brasileiros tiram suas próprias vidas e em todo mundo estima-se que acontece um suicídio a cada 40 segundos. 

Durante a campanha deste ano de 2019, a Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar Social desenvolveu diversas ações de valorização a vida.

A sensibilização com relação à campanha acontece em ações como decoração da Unidade Básica de Saúde, confecção de murais informativos, uso de banners e faixas no ambiente externo e placas com mensagens de valorização à vida, distribuídas pelos ambientes internos da UBS.

Outra ação foi a participação no desfile cívico de 07 de setembro, com pelotão composto por profissionais de saúde, alunos, integrantes de grupos terapêuticos e comunidade em geral.

Foi realizado ainda, trabalho de orientação e valorização à vida em Clubes de Mães do Município, por meio de atividade com aromaterapia na confecção de velas artesanais e aromáticas e realização da dinâmica “Congresso dos girassóis”, abordando o cuidado de si e do outro. A enfermeira também realizou orientações em encontro do Grupo de Resiliência.

Para fortalecer as ações da campanha, foram estabelecidas parcerias, como por exemplo, com o SENAR, que abordou com idosos o tema “qualidade de vida na melhor idade”.