Campanha Março Lilás realiza ações preventivas de Saúde Feminina

A Campanha Março Lilás refere-se ao mês de conscientização sobre a importância de se prevenir contra o câncer de colo do útero, doença esta que segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) a estimativa de casos no ano de 2020 para o estado de Santa Catarina é de 970 para cada 100 mil habitantes.

Neste ano as ações planejadas para a campanha Março Lilás objetivam não só incentivar o exame anual preventivo (Papanicolau), mas também incentivar a vacinação contra o PapilomavírusHumano (HPV), a importância de prevenir-se das ISTs (Inflamações Sexualmente Transmissíveis) e oautocuidado, autoestima e empoderamento da Mulher.

No dia 06 de março as ações iniciaram tendo como público alvo as servidoras públicas municipais. O momento breve oportunizou significativas reflexões sobre a saúde feminina, buscando através da terapia alternativas: meditação e aromaterapia, a valorização do feminino, “o olhar-se para si”, o compreende-se e acima de tudo entender que suas escolhas determinam muito de seu estado de saúde física, mental e espiritual.

As profissionais do CRAS realizaram Dinâmica do Toque Humano, destacando a importância do contato físico para os benefícios de nossa saúde. As mulheres participantes do evento tiveram a oportunidade de receber uma flor confeccionada pelos profissionais de saúde e agricultura com a contribuição de famílias de nosso munícipio realizando a doação de mudas de cactos e suculentas como símbolo do poder que a mulher representa na família, no local de trabalho e comunidade não podendo esquecer que como a flor também necessitamos de cuidados e valorização.

Durante todo o mês, outras programações estão previstas. Serão ainda atendidas professoras e servidoras da rede municipal e estadual de ensino que também serão contempladas com ações referentes à Campanha. Adolescentes da rede estadual e municipal também participarão de atividades com o intuito de conscientizar sobre Saude feminina, os riscos de desenvolvimento de doenças, sintomas e como prevenir-se.

As ações acontecem de formas distintas de acordo com o público alvo, mas todas possuem o mesmo objetivo: reduzir o índice de câncer de colo do útero e promover o cuidado físico, mental e espiritual.