Campanha Março Lilás realiza ações sobre Sexualidade e Desenvolvimento Corporal

A equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar Social realizou roda de conversa, no dia 06 de março de 2020, com educandos do 6º ao 9º ano na Escola de Educação Básica Dois Irmãos sobre a ação sobre o tema “Sexualidade e Desenvolvimento Corporal”.

A ação acontece em conjunto com a Campanha Março Lilás e refere-se ao mês de conscientização sobre a importância de prevenir-se contra o câncer de colo do útero. O tema é um dos assuntos abordados pelo Programa Saúde na Escola, que preconiza o planejamento e o desenvolvimento de ações sobre Saúde Reprodutiva e Sexualidade entre Saúde e Educação.

A programação contou com atividades educativas lúdicas, onde os adolescentes tiveram a oportunidade de falar o que sabiam sobre o tema, expor seus questionamentos em caixa de dúvidas, descontrair-se e refletir com músicas e dinâmicas.  Durante a conversa prevaleceu o “papo reto” como falou uma das adolescentes, muita informação, respeito e ética por parte dos profissionais e adolescentes durante a realização das atividades.

Na oportunidade foram abordados assuntos como Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), prevenção da gravidez na adolescência, assédio sexual, autoestima, empoderamento, entre outros. Os assuntos abordados estão descritos no Programa Saúde na Escola e na caderneta de saúde do adolescente.

O diálogo sobre o assunto é de fundamental importância entre profissionais de saúde, educação, familiares e adolescentes para contribuir para um desenvolvimento saudável e seguro de nossos jovens e adolescente: Pense nisso!