Projeto SMART da Embrapa Suínos e Aves em parceria com o Município de Presidente Castello Branco.

Na sexta-feira dia 10/07/2020 a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Presidente Castello Branco – SC, juntamente com representantes do projeto SMART da EMBRAPA Suínos e Aves e o engenheiro agrônomo do escritório local da Epagri, realizaram a instalação de um dispositivo GPS que permitirá o monitoramento de um dos caminhões da  PM de Castelo Branco que realiza a distribuição de dejetos. A partir desta semana será possível acompanhar em tempo real o deslocamento e a realização das operações desse veículo. O dispositivo permitirá que se tenha informações valiosas e precisas dos trabalhos realizados pela frota agrícola municipal, aonde irá permitir tanto a PM de Castello Branco quanto ao projeto SMART avaliar como está sendo realizada essa importante prática de manejo dos dejetos suínos.

O dispositivo empregado para o monitoramento é o da empresa Agriconnected. O equipamento foi instalado inicialmente com o objetivo de se avaliar se o mesmo atente as demandas da PM de Castello Branco, bem como do projeto SMART. Além disso, será avaliada a sua operacionalidade em relação ao tipo de trabalho a ser monitorado e qualidade do sinal para o rastreamento em tempo real.

O projeto SMART foi firmado entre o poder público municipal e a empresa de pesquisa agropecuária através de convenio de cooperação técnica tendo por objetivo a proposição de um modelo de gestão ambiental para bacias hidrográficas com produção intensiva de animais, no qual estejam integralizadas as informações atualmente dispersas sobre a espacialização dos rebanhos, relação entre rebanhos e áreas agrícolas para uso dos seus dejetos como fertilizantes do solo e também sobre os custos e riscos ambientais dessa prática.