Revitalização da Biblioteca Pública Municipal “Cruz e Souza”

Com início no ano de 2020, o Projeto de Revitalização da Biblioteca Pública Municipal Cruz e Souza vem sendo concluído, oportunizando para a Comunidade Castellense um novo espaço para leitura, pesquisa e interação cultural. Neste ano, a Biblioteca completou 52 anos de atuação no município e passou por uma reestruturação física com aplicação de recursos próprios superior a R$ 60.000,00, destes, mais de R$ 23.000,00 foram aplicados na aquisição de 1.100 exemplares para comporem o acervo bibliográfico. O projeto de reestruturação física incluiu o revestimento do piso, a pintura e a aquisição de móveis, como novas mesas e prateleiras, computadores para pesquisas, projetor multimídia e leitor de código de barras. Com foco na informatização da Biblioteca Pública, o projeto de revitalização possibilitou a digitalização do acervo, permitindo o cadastramento do usuário num sistema online, facilitando os empréstimos, as pesquisas, as renovações e as devoluções de obras, às quais contemplam temas para a educação infantil, infanto-juvenil e adulto estando a disposição dos leitores Castellenses. A Etapa de desenvolvimento prevista para o ano de 2021, tem como objetivo a ampliação do Mini Museu que contará com a colaboração da comunidade Castellense. Informações Históricas: A Biblioteca Pública Municipal Cruz e Souza foi criada pela Lei 55/69 de 7 de Maio de 1969, pelo ex-prefeito Angelo Bernardino Perin. Inicialmente teve sua sede no prédio da prefeitura, sendo chamada de Posto Cultural Mobral Biblioteca e Correios, tendo como responsável Ivete Mora. A partir do ano de 1992 a mesma passou a atender seus leitores nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, onde atualmente desenvolve suas atividades e contempla um acervo de mais de 9.000 obras.