Programa Rede de Segurança Escolar é desenvolvido pela Polícia Militar de Presidente Castello Branco com treinamento dos Profissionais de Ensino e vistorias em Escolas Municipais.

A continuidade das ações de segurança nas Escolas Municipais, realizadas nos últimos dias, foram efetuadas pela Polícia Militar do município através do Programa Rede de Segurança Escolar.

Nesta etapa, realizou-se o treinamento e capacitação dos professores e auxiliares de educação básica da Rede Municipal de Ensino e deu início, pelo comando local da Policia Militar 1º Sargento Marco César Masquio, a vistoria das instalações físicas das escolas municipais, com o objetivo de transmitir orientações de melhorias para otimizar a segurança nos locais, sendo o primeiro local contemplado a Escola Municipal de Taquaral.

A ação da Polícia Militar é no sentido de prevenir práticas de terrorismo doméstico dentro e fora dos ambientes escolares. Objetivando treinar professores, funcionários e alunos para se defenderem de possíveis ações criminosas.

Dentre as principais orientações da PMSC quanto ao protocolo de segurança cabe destacar:

• A importância do uso de Uniformes para identificação dos alunos, professores e funcionários
  • Protocolo de visitantes ou prestadores de serviços
  • Fechamento de portões
  • Manter de fácil acesso todos os números relevantes de contato/plantão da Polícia Militar
  • Informar a PM sobre situações de ameaças, como pessoas estranhas nos arredores das Escolas e ou ameaças realizadas em redes sociais
  • Não permitir objetos não pedagógicos nas Escolas
  • Acompanhar e orientar casos de Bullying (verbal/social/físico e cibernético)
  • Incentivar ações de respeito mútuo e valorização da vida.