Jornada Pedagógica 2023 promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, abordará Temas Transversais da BNCC e realizará Lançamento de Livro produzido pelos Profissionais de Educação.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto realizará durante os dias 17 a 20/07, a III Jornada Pedagógica que pretende refletir sobre os Desafios Educacionais Contemporâneos: O cotidiano escolar na perspectiva da transversalidade.

Nessa Jornada Pedagógica, a ênfase se dará durante o II Café Pedagógico com o I Fórum de Práticas Pedagógicas Inclusivas que terá como destaque o Lançamento do Volume I da Coletânea: Educação Castellense em Transformação, a partir das 18h do dia 17/07.

Uma obra composta de 15 artigos, organizada em 04 capítulos, produzidos pelos Profissionais de Educação, que articularam as pesquisas e as evidências científicas no campo da Neurociência aos processos educativos no cotidiano escolar.

A programação da III Jornada Pedagógica contará com a formação acerca dos temas transversais contemporâneos: Economia – Educação Financeira no dia 17/07 e no dia 18/07 a temática abordada será a Ciência e a Tecnologia com formação continuada sobre Robótica. Nos dias 19 e 20/07 a formação terá como foco a Saúde, especificamente sobre Primeiros Socorros, conforme determina a Lei Lucas.

De acordo com a Secretária Terezinha Matiolo, o projeto de Formação Continuada é desenvolvido anualmente pela Rede Municipal de Ensino e atende aos pressupostos do Plano Plurianual 2019/2024 de Formação Permanente para Profissionais da Educação Básica e do Plano Municipal de Educação – PME.

Para as responsáveis técnicas do Projeto de Formação, Lucimara Frigo Machado e Clauci Corradi Zanesco, o objetivo da Semana Pedagógica deste ano é compartilhar experiências com os profissionais da região da AMAUC, visto que, o Lançamento da Coletânea sintetiza o trabalho docente efetivado neste primeiro semestre letivo pelos Profissionais da Rede Municipal de Ensino.