Projeto Pedagógico – Luz, Câmera, Educação: A Escola no Cimena.
Os Docentes de Pré Escolar e do Ensino Fundamental das Escolas Municipais deram vida no mês de agosto ao PROJETO PEDAGÓGICO: – LUZ, CÂMERA, EDUCAÇÃO! Com o tema: A ESCOLA NO CINEMA, objetivando o acesso de educandos à produção cinematográfica de diferentes categorias e gêneros, com apoio de material para a prática educativa de modo a cumprir a estratégia 2.6 da Meta 2 do Plano Municipal de Educação no que tange a possibilidade de relacionamento das Escolas com instituições e movimentos culturais para a livre fruição dos estudantes dentro e fora dos espaços escolares.
Em consonância com as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil no campo Traços, Sons, Cores e Formas que elenca como experiência a ser vivenciada a participação em cinemas assistindo filmes, curta metragens, documentários etc e com as Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa e Artes, quando aponta como habilidade a ser desenvolvida o reconhecimento as categorias dos sistemas das artes visuais e expressões artísticas, explorando fontes sonoras e técnicas áudios visuais, explorando diferentes procedimentos de linguagem artística e recursos tecnológicos.
Justifica-se o desenvolvimento do referido projeto, visto a importância da Educação Escolar oferecer aos alunos oportunidades de conhecer e aprender por meio de uma das principais linguagens da atualidade: a linguagem cinematográfica, que entre outros aspectos, contribui para o desenvolvimento da compreensão crítica do mundo e das novas tecnologias, proporcionando benefícios para a formação do aluno, como: novos olhares, sensações e experiências se renovam e se fortalecem e ainda podem gerar reflexões que se prolongam por toda a vida.
A metodologia aplicada abrangeu: a experiência de conhecer uma sala de cinema e assistir o filme infantil de animação em 3D, a produção de resenha crítica (4° e 5º ano), a releitura sobre o filme assistido destacando a opinião do educando sobre o enredo cinematográfico, a história da invenção de aparelhos de filmagem, a produção de um pequeno vídeo relatando a história do cinema em uma aula expositiva, segundo o “Documentário ‘A invenção do cinema’” (2009), criação de storyboard e realização de momentos didáticos com filmagens sobre assuntos do interesse dos alunos (brincadeiras ao ar livre, experiências das aulas maker, pequenos animais encontrados no jardim da Escola ou plantas), etc.