Trilhas Ecológicas Educativas serão desenvolvidas nas Escolas Municipais pelo Consórcio Lambari.

Numa grande parceria de conscientização ambiental com o Consórcio Lambari, o Município de Presidente Castello Branco executará 02 projetos de trilhas ecológicas educativas.

O projeto direcionado para o Ensino Fundamental está sendo realizado no Centro Educacional de Ensino de 1° Grau. Já o projeto específico para a Educação Infantil, será implantado na Escola Municipal Taquaral, que atende crianças de comunidades rurais.

Os projetos contemplam levantamentos geodésicos para o mapeamento da área e demarcação das trilhas, além de estudos florísticos e ecológicos para interpretação ambiental dos locais.

Com a execução dos projetos, os parceiros pretendem motivar os usuários e visitantes a interpretar a linguagem da natureza, ou seja, entender os processos naturais, utilizando trilhas ecológicas como estratégia de aprendizagem com dinâmicas participativas. Por meio desta metodologia interpretativa pode-se oferecer às crianças e adolescentes, vivenciar experiências sensoriais, construir conhecimentos científicos, habilidades e competências sobre o meio, recursos naturais, exploração racional, conservação e preservação ambiental.

Em consonância com a BNCC e com as Diretrizes Curriculares Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental, e pautado nos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), as abordagens educativas nas trilhas possibilitam atividades que revelam os significados e as características do ambiente por meio do uso dos elementos originais e por experiência direta. Desta forma, podem ser consideradas laboratórios vivos, salas de aula naturais, com a experimentação direta, despertando interesse, curiosidade e descoberta.