Presidente Castello Branco é Destaque no Programa SC Rural
Presidente Castello Branco é destaque no Programa SC Rural
Quatro projetos desenvolvidos nas Escolas do Campo são reconhecidos pelo Prêmio Epagri – Escola Ecologia – Márcia Mortari
O município de Presidente Castello Branco receberá o prêmio Epagri Escola Ecologia do Programa SC Rural, desenvolvido pela Epagri. As quatro escolas do Campo foram inscritas e se destacaram pelo desenvolvimento de ações sustentáveis, preservando o meio ambiente. Foram os educandários das comunidades de São Luiz, Imigra, Taquaral e Banhadão. Os estabelecimentos de ensino serão agraciados com diplomas e viagens de estudos, que serão entregues nos dias 03 à 05 de dezembro na CETRE/Epagri em Florianópolis.
A escola Municipal São Luiz desenvolveu o projeto de reaproveitamento do Pomar. O objetivo do projeto é fomentar a utilização do pomar na escola e também implantar nas residências, fazendo com que as famílias possam usufruir dos frutos para consumo próprio. O cultivo de pomares, que já foi uma atividade usual nas propriedades rurais, atualmente tem se tornado raro.
A Escola Municipal Imigra desenvolve o projeto “Farmácia Viva – Conhecendo e utilizando as ervas medicinais”. A atividade resgata a preocupação do homem do campo com a própria saúde e o aproveitamento de plantas medicinais que podem assegurar uma vida mais saudável.
A Escola Municipal Taquaral trabalha o projeto “Horta Permacultural”, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a instalação de uma horta diferenciada, levando em conta preceitos da sustentabilidade e da permacultura , além de ser uma ferramenta de ensino e aprendizagem para os alunos.
E a Escola Municipal Banhadão destaca-se com o projeto “Lavoura Familiar”, que objetiva a importância da alimentação saudável, valorizando, incentivando e resgatando o plantio, cultivo e consumo de alimentos naturais através da implantação da Lavoura Familiar na Escola e nas famílias da comunidade e que priorizem qualidade de vida através de ações sustentáveis.
Nesta premiação da Epagri, também se destaca o trabalho intersetorial e interdisciplinar adotado pela Administração Municipal. O Trabalho Intersetorial de Educação Ambiental que desenvolve o projeto “Educando para a Sustentabilidade”, abrange os subprojetos das Escolas da Cidade “Biodegradáveis: a influência da Aromaterapia no Comportamento Humano”, da Escola CEE de Ensino de 1º Grau e “Construindo Brinquedos e Jogos com Material Alternativo”, da Escola CMEI Acalanto e das Escolas do Campo que foram inscritos no prêmio e tiveram seus projetos reconhecidos por promover a educação ambiental visando a qualidade de vida no campo e por ter envolvido toda a comunidade dessas localidades. Estes projetos têm interface e são desenvolvidos em parceria com outros Programas ambientais do Município, como o Programa Castellense de Coleta, Seletiva do Lixo, Natal de bem com a Natureza, Oficinas do CRAS e a Arte de Reutilizar.
O prêmio Epagri Escola Ecologia foi criado em incentivo a ampliação da educação ambiental no meio rural e a criação de sociedades sustentáveis, exatamente o que acontece nessas localidades de Presidente Castello Branco que demonstram, através de seus projetos, a valorização do conhecimento interdisciplinar no ambiente onde estão inseridas.