Atenção! Secretaria Municipal de Saúde esclarece sobre desabastecimento de medicamentos.

A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Castello Branco vem a público esclarecer que, há desabastecimento de medicamentos na farmácia municipal, principalmente de antibióticos e antitérmicos, isso vem ocorrendo devido a situação de desabastecimento nacional, é possível observar a mesma situação em farmácias privadas.
Segundo a ABRAFARMA, a Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias, quase 95% dos medicamentos no país dependem de matéria-prima que vem principalmente da China, que teve as exportações afetadas porque está mais uma vez em lockdown para conter uma nova onda de casos de Covid.
Para aquisição dos medicamentos, utilizamos o CINCATARINA, que é um consórcio Interfederativo entre vários municípios. O mesmo atua na compra de medicamentos de forma segura e rápida. Observamos, e isso pode ser comprovado pelo próprio consórcio, que até mesmo esta instituição apresenta dificuldades em manter o fornecimento e garantir a compra para os municípios participantes.

??A compra dos medicamentos que estão em falta, já foi realizada e aguardamos, junto aos fornecedores, para que nossos estoques sejam restabelecidos.
??Nosso setor de compras na farmácia municipal e na prefeitura municipal tem trabalhado com afinco para encontrar soluções viáveis para este problema que acaba afetando a maior parte de nossa população.

??Contamos com a compreensão de todos e desejamos que tudo volte ao normal o mais breve possível. ????????