Departamento de Cultura idealiza o 1º Encontro dos Grupos de Danças Folclóricas/2023, no município de Presidente Castello Branco

No dia 01 de julho de 2023 aconteceu o primeiro encontro dos Grupos de Danças Folclóricas em Presidente Castello Branco. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto em parceria com a Administração Municipal e com a Capela Santa Terezinha do Menino Jesus e teve a participação de aproximadamente 600 pessoas, entre dançarinos e comunidade em geral.

O evento teve como principal objetivo, lançar a logomarca do Grupo de Danças Dois Irmãos e os novos trajes adquiridos para os dançarinos. A nova logomarca faz referência a colonização ítalo-germânica do Município, em alemão irá se pronunciar “Dorfbrüder Volkstanzgruppe” e na língua italiana “Grupo Folclorístico Italiano Villaggio Dei Fratelli”. Nomes que traduzidos significam “Vila dos Irmãos”, que deu origem ao primeiro nome do Município.

Nesta noite, as apresentações para o público presente foram realizadas pelas categorias Mirim, Infanto e Idosos do nosso Município. Os visitantes, representaram 10 grupos folclóricos da região, sendo eles Grupo Immer Grün de Filadélfia, Grupo Steinbau de Itá, Grupo Hochplateau de Chapecó, Grupo Hunsrücker Volkstanzgruppe de Ipira, Grupo Rothenburg de Ouro, Grupo Freundschaft de Aratiba – RS, Grupo Wasser Land de Piratuba, Grupo Hoche Schone Aussicht de Alto Bela Vista, Grupo Sünros de Peritiba e Leben Moto Freude de Barra do Tigre.

Com investimentos próprios acima de R$ 48.000,00 em trajes típicos e aproximadamente R$ 30.000,00 com a contratação anual de instrutor, o Departamento Municipal de Cultura juntamente com o Conselho Municipal de Cultura, objetiva fomentar o resgate e a valorização da cultura dos povos de nossa descendência, perpetuando-a para as novas gerações.