Equipe Técnica da Secretaria Municipal de Educação concluiu os cadastros nas Plataformas Digitais +PNE e PAR 4, no primeiro trimestre deste ano letivo.

Compreendendo a importância do ambiente virtual disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC), na Plataforma +PNE com objetivo viabilizar instrumentos de gestão para o monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação, a Equipe Técnica da Secretaria de Educação do Município, concluiu neste 1º trimestre, o cadastro das 20 metas e 115 estratégias indicadas no Plano Nacional de Educação.

No Município o trabalho abrangeu 183 cadastros, que demonstram as porcentagens de cada estratégia implementada na perspectiva do alcance das metas dispostas no Plano Municipal de Educação, possibilitando uma análise em cada Meta, por meio do painel dos indicadores, permitindo um planejamento a curto, médio e longo prazo, quando da aferição dos dados anuais alcançados/planejados.

O referido cadastro na Plataforma +PNE permite o acesso a Plataforma do PAR 4. Nesse sentido, a Equipe Técnica da Secretaria também concluiu o preenchimento do Diagnóstico do Plano de Ações Articuladas, nas 04 dimensões (1 – Gestão Educacional, 2 – Formação de Profissionais da Educação, 3 – Práticas Pedagógicas e Avaliação e 4 – Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos), possibilitando a realização do Etapa do Planejamento na Plataforma.

O planejamento consiste no cadastro de iniciativas/ações nas 04 dimensões do PAR 4, em Programas ofertados pelo Ministério de Educação (MEC) vinculando-os com as Metas do PNE.

Para a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto Terezinha Matiolo: “as Plataformas do +PNE e do PAR 4, constituem-se em ferramentas de gestão com vistas a qualidade na educação. A conclusão dos cadastros e a realização do planejamento pelo Município, possibilitarão a articulação com os entes federados, parlamentares e ou parceiros na execução das iniciativas/obras cadastradas”.