Participação do Município de Presidente Castello Branco, no 13º Fórum Ordinário da UNDIME.

O evento aconteceu na data do dia 18 a 20 de abril, em Ponta das Canas – Florianópolis –SC, com a participação dos Dirigentes Municipais de Educação de SC, com o tema: Municípios Catarinenses debatendo a Educação Pública, no qual foram apresentados temas de fundamental interesse a educação, por palestrantes de renome nacional.

O evento deve a presença da Equipe Técnica e Pedagógica do Ministério da Educação – MEC, da Secretária Nacional da Educação Básica – MEC- Sra. Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, e do Secretário Estadual da Educação Marco Tebaldi.

Durante os três dias de evento, vários temas foram apresentados, mas os de mais relevância foram os em relação à qualidade da educação brasileira, onde hoje se tem uma visão da quantidade e não da qualidade. O tema foi apresentado pela Secretária Nacional da Educação Básica –MEC- Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, que falou sobre o que Planeja o Novo Governo Federal em relação à Educação Básica no Brasil, destacando que se busca a qualidade na educação. Que o desafio é grande em melhorar radicalmente a escola pública brasileira, que não basta formar o cidadão (aluno), mas ele precisa saber atuar, na sociedade e para tanto é necessário investir na formação dos Gestores, e professores, numa visão de organização mais contemporânea.

Em nível de Estado o que se planeja em relação ao novo Governo na área da educação, é a qualidade e o Regime de Colaboração entre Estado e Município. O Secretário Estadual da Educação Senhor Marco Tebaldi, falou sobre a Municipalização, transferência de gestão do Ensino Fundamental (5º ao 9º ano), da Rede Pública Estadual para a Rede Municipal de Ensino, deixando claro que as mudanças ocorrerão em nível de cada município, de acordo com sua realidade, destacando que envolve toda a parte da infraestrutura física e grupo de Professores.

Outro tema apresentado pela Equipe Técnica do MEC, para os dirigentes municipais, foi sobre o Plano de Ações Articuladas- PAR- 2011-2014, que deve ser revisto e atualizado, por cada município de acordo com a realidade local, para obtenção de recursos e qualificação de profissionais que atuam na área da educação. O PAR na sua nova versão abre espaço para inclusão de projetos relacionada à área educacional, para obtenção de recursos que visem melhorias na parte da infraestrutura das Unidades Escolares. Os projetos devem ser elaborados pelos municípios e anexados junto ao Plano.O evento, segundo a Administradora Escolar, Marli Raaber, proporcionou a busca de novos conhecimentos, e a troca de experiências entre municípios. É um momento impar, onde é possível fazer uma avaliação de como está à realidade educacional no município, justificando que a mudança que se busca constantemente para a realidade educacional no município, está em nossas mãos.