Programa Castellense de Programa Seletivo do Lixo

Programa Castellense de Coleta Seletiva de Lixo.

Todo o lixo produzido no município de Presidente Castello Branco, até o final da década de oitenta, era depositado em um terreno as margens do Rio Bonito e em outro terreno as margens da estrada de acesso à comunidade Linha Divisa.A administração pública na época manifestou-se preocupada com essa problemática de ter um lixão a céu aberto no município, e no ano de 2000 adquiriu um terreno de 20.000 m² localizado na comunidade Salto da Praia a 3.500m de distância do centro da cidade, com o objetivo de implantar o Aterro Sanitário Municipal. Durante todo o processo de construção do Aterro Sanitário buscou-se como alternativa a terceirização da coleta, que ocorria somente na cidade.Com a implantação do Aterro, no ano de 2006, surgiu a necessidade de promover ações de conscientização e sensibilização continuada com a comunidade, nasce então em 2007 o Programa Castellense de Coleta Seletiva de Lixo que tem por objetivo principal desenvolver ações para orientar a população sobre a correta separação dos materiais recicláveis, rejeito e orgânico.Hoje a coleta seletiva atinge toda a população Castellense, até mesmo o meio rural, beneficiando 1.725 habitantes.

Ações que oferecem suporte ao Programa Castellense de Coleta Seletiva de Lixo.

Aterro Sanitário Municipal – Agregando valores a comunidade.Construção da composteira para destinação do material orgânico produzido na cidade de Presidente Castello Branco.

Implantação do Viveiro Municipal (2009/2010) “Valorização do Material Orgânico”

Mudas de Saladas para Escolas e Famílias dos Educandos

ERVAS MEDICINAIS para projetos escolares

Mudas de Flores para  embelezamento em Órgão PúblicosTrabalho contínuo com as escolas no Aterro Sanitário