PROGRAMA FARMÁCIA VIVA – ORIENTAÇÃO SOBRE PLANTAS MEDICINAIS À COMUNIDADE CASTELLENSE.

Os profissionais do Programa de Práticas Integrativas e Complementares do Município de Presidente Castello Branco pioneiro no oeste do estado e Santa Catarina intitulado Farmácia Viva: Plantado Chás, Colhendo Saúde, realizaram mais uma etapa de orientação sobre o uso correto e eficaz de plantas medicinais a população castellense.

Durante o mês de junho foi realizada orientação sobre plantas medicinais, onde foram atendidos 4 Grupos de Idosos e 10 Clubes de Mães em todo o município. Foram orientados mais de 200 idosos, e mais de 180 mães.

A planta abordada nas orientações foi o gengibre, através de dinâmicas realizadas pelos profissionais da Saúde e Educação confrontando o conhecimento popular com os conhecimentos científicos estudados em Teleconsultorias com a Universidade Federal de Santa Catarina.

Na oportunidade foram relatadas indicações, contraindicações, formas de uso, dosagens, e identificação da espécie zingiber officinale. Todos os integrantes dos Clubes de Mães e Idosos do município participaram na prática da produção de algumas receitas caseiras utilizando o gengibre como “bala” e “cri-cri”.

Também foram entregues mais de 300 boletins informativos e mudas de gengibre as famílias Castellenses. Esta atividade é de caráter Intersetorial envolvendo as secretarias de Saúde, Departamento de Ação Social, Educação e Agricultura.

Divulgar ações do Farmácia Viva e desenvolver atividades que atendam as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, é uma das exigências do PMAQ (Programa de Melhoria na Qualidade da Atenção à Saúde) o qual objetiva garantir e promover segurança, eficácia e qualidade no acesso a plantas medicinais e fitoterápicos no âmbito do SUS.

Estimular o uso de ervas medicinais de forma correta e consciente da indicação, dosagem, posologia e contraindicações da planta medicinal gengibre, torna uma prática alternativa para a melhoria da qualidade de vida da população castellense.