MAIS DE CINCO DÉCADAS DE HISTÓRIA, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO.

Mais de cinco décadas de história, trabalho e desenvolvimento.

Aos 52 anos, município de Presidente Castello Branco avança com projetos voltados a agricultura e turismo

Nesta semana, o município de Presidente Castello Branco vivenciou um momento histórico: o aniversário de 52 anos de emancipação político-administrativa. A data festiva foi comemorada quinta-feira, dia quatro, com o tradicional bolo, almoço e uma missa em homenagem a todos que consolidaram a história do município.

Com a economia baseada na agricultura, Presidente Castello Branco projeta diversas ações para fomentar ainda mais este setor. Uma das intenções da administração é investir em maquinários e implementos agrícolas, proporcionando condições para fixar o jovem no campo e fortalecer ainda mais a economia.

Segundo a prefeita em exercício, Marisa Petkov Talini, será buscado recursos estaduais e federais para a compra de novos equipamentos para auxiliar na produção de silagens e distribuição de dejetos animais, bem como materiais a disposição dos agricultores.  Também está sendo pleiteado um convênio com a FATMA para o licenciamento e plano de corte de árvores. “O setor de Transportes e Obras foi beneficiado com a aquisição de um trator de esteira para a abertura de estradas de roça e reabertura das estradas municipais para posterior cascalhamento, britagem, tubulação, conclusão de pontes (transposição de obstáculos) para circulação de pedestre e veículos, bem como o escoamento da produção”, afirma.

SC Rural

Outro importante avanço para o município é a participação no Programa SC Rural, por meio do Projeto Estruturante da Cooperativa de Produção e Consumo Agroindustrial Familiar (Copercastello), que prevê o investimento em 10 empreendimentos individuais de sócios da Copercastello e um empreendimento coletivo da cooperativa. O valor total de apoio pretendido pela Copercastello é de aproximadamente R$ 365 mil. Além disso, o município será contemplado com a melhoria das estradas rurais, que levam até os empreendimentos apoiados pelo programa.

Coopercastello

A Cooperativa de Produção e Consumo Agroindustrial Familiar (Coopercastello) foi contemplada com recursos da Fundação Bando do Brasil por meio do edital de seleção pública nº 2015/008, Juventude Rural, com o objetivo de apoiar projetos voltados a estruturação de empreendimentos econômicos coletivos.

Os recursos contribuíram com a reforma de estabelecimentos e aquisição de equipamentos para o processamento de ervas medicinais/chás, uma oportunidade para as famílias se manterem no campo.

Projetos urbanos

Uma das metas da administração é concluir neste ano a pavimentação asfáltica das principais ruas da cidade e desenvolver as ações do Plano e Política Municipal de Mobilidade Urbana com a adequação e reforma dos passeios públicos atendendo as exigências da lei.

A continuidade do Programa Castellense de Coleta Seletiva do Lixo com a coleta na cidade e interior e o seu destino adequado no Aterro Sanitário, também contribui para a qualidade de vida da população, sendo que foi adquirido através de um projeto com o Ministério Público, composteiras, lixeiras e canecas para água.

Saúde

O município dispõe de uma Unidade Básica de Saúde reformada e equipada com serviços de clínico geral, enfermagem, fisioterapêutico, nutricional, odontológico, farmacêutico e uma academia de saúde disponível 24h. Recentemente o município adquiriu um veículo Logan Renault no valor de R$ 50,9 mil para atender a população em tratamentos especializados fora do município, além de mais R$ 140 mil para a aquisição de equipamentos aos postos de saúde.

Educação, cultura e esportes

Neste setor, os trabalhos são voltados para a educação ambiental. Além das escolas do campo, o município oferece transporte escolar gratuito da educação infantil até faculdade, bem como uniforme e material escolar até o 5º ano do ensino fundamental.

O mais recente investimento é a construção, ainda em andamento, de uma Escola Modelo Padrão FNDE para educação rural. O projeto contempla duas salas de aula de 207,70m², com capacidade para tender aproximadamente 70 alunos. Na cultura, a música, dança, coral e as festividades despontam. No esporte, os campeonatos municipais, as escolas de futsal e atividades com a terceira idade também já estão consolidadas.

Ação social

Os trabalhos voltados a Grupos de Mães e Idosos continuam com a participação de profissionais de diversos setores para orientar e prevenir as famílias. A recuperação do antigo Ser Sete de Setembro será um espaço multiuso para atender eventos e também as atividades dos idosos.

Turismo fortalecido

A construção de um Centro de Lazer, com tecnologia de ondas, é uma das grandes apostas da atual administração. O projeto que iniciou há dois anos, abrange uma área total de 250 mil m² e ficará localizado na comunidade de Linha São Luiz. O atrativo será um diferencial para a região, que também vai contribuir ampliando os potenciais econômicos do município, com a geração de mais emprego e renda aos munícipes.

Festividades

Em homenagem aos 52 anos de emancipação, o município realiza hoje o 70º Kerb Presidente Castello Branco, no Centro Paroquial Sadi José Pissaia. Às 16h haverá culto na igreja Evangélica; às 17h, desfile pelas ruas da cidade com parada na Praça Municipal Prefeito Severino Matiolo; às 22h ocorre a  escolha da rainha e princesas, apresentação de danças típicas e do casal  Fritz e Frida 2016, às 23h baile animado pela banda Choppão.

A programação se estende o dia 14, com festa em honra a Nossa Senhora de Lourdes na Gruta Nossa Senhora de Lourdes de Linha Rancho Grande e encerra no dia 28 de fevereiro, com festa na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, na comunidade de Linha São Luiz.