Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes
Mobilização marca campanha para o combate à exploração sexual infanto-juvenil no município de Presidente Castello Branco
O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, esta data surgiu pois no dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.
Diante disso o CRAS em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar Social intensifica, durante o mês as ações de combate aos crimes de violação de direitos, principalmente os que correspondem à violência e ao abuso sexual infanto-juvenil.
No dia 11 de maio o Grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com Mulheres – Construindo Saberes, após explanação do tema confeccionou o material para a mobilização. Na semana do dia 18 de maio, a equipe do CRAS realizou a campanha de conscientização e distribuiu o material confeccionado, nos comércios do município e nos setores da administração municipal. Com o objetivo de mobilizar sociedade em defesa da garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
Denuncie: Disque 100 ou procure o Conselho Tutelar.
“ESQUECER É PERMITIR, LEMBRAR É COMBATER”.