Palestra sobre Prevenção ao Uso de Drogas é realizada a comunidade Castellense

As políticas públicas vigentes que abordam a prevenção ao uso sobre drogas destacam que a abordagem deve ter o foco na valorização da vida e realização de atividades que possibilitem sua melhoria. Com este intuito a Administração Municipal de Presidente Castello Branco, realizou no dia 10 de maio, momento de promoção e prevenção em Saúde com a palestra “Adolescência: Drogas e comportamento aditivo”, deferida pelo médico psiquiatra Dr. Cristiano Tierling, que contou com expressivo público presente.

O momento caracterizou-se por uma atividade intersetorial de prevenção e promoção em saúde, visto que a ação ocorreu juntamente com o primeiro Conselho de classe das escolas municipais e estaduais de ensino, sendo planejado e organizado juntamente com profissionais de Saúde (ESF, ESB, NASF e CRAS).

Segundo a Organização Panamericana de Saúde (OPAS), a escola é o local mais adequado para o desenvolvimento de ações preventivas visto que possui acesso diário às crianças e adolescentes, um lugar de ocorrência de múltiplos acontecimentos de vida vinculados à complexidade do que envolve o processo de ensino-aprendizagem. Esta citação justifica as diretrizes de diferentes programas na área social, educacional e da saúde em preconizar ações articuladas com a escola envolvendo educação e promoção em saúde.