Atendimento ao Grupo de Gestantes

O CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, no ano de 2019, forma o Grupo de Gestantes para prestar apoio psicossocial às gestantes beneficiárias do Programa Bolsa Família e ou do PAIF do município. Entre as atividades são realizadas orientações e esclarecimentos sobre bem estar, cuidados, alimentação, direitos previdenciários, bem estar e saúde das gestantes e da família. Além de todo o apoio oferecido, contribuindo para a confecção de material do enxoval, através da realização de oficinas específicas.

As oficinas vêm contribuindo para elevar a autoestima das gestantes, ao conseguirem desenvolver habilidades manuais na confecção dos itens. São nas oficinas que as próprias gestantes recebem as instruções e todos os itens necessários à elaboração, alguns materiais oriundos de doações e outros adquiridos. As atividades do grupo são semanais e quando necessário por alguns motivos quinzenais. Para se inscrever a gestante deve procurar o CRAS.

Para que seja realizado o acompanhamento familiar à gestante, contamos com equipe multiprofissional com Assistente Social e Psicólogo, e demais parceiros da rede de atendimento os quais realizarão atendimento individualizado, familiar, visitas domiciliares para conhecer a realidade de nossas gestantes e encaminhamentos diversos para toda a rede de proteção social do município ou fora dele, caso seja necessário.

 Com este objetivo, o CRAS do Município vem desenvolvendo suas ações, buscando contribuir com o acesso às políticas públicas para as famílias, priorizando os segmentos sociais que mais necessitam de nossa intervenção.