Rede Municipal de Ensino de Presidente Castello Branco inicia mais um ano letivo com muito compromisso com a Educação e com o Processo de Ensino e Aprendizagem

A Administração Municipal de Presidente Castello Branco, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, vem dedicando sua atenção ao novo ano letivo de 2020, desde o mês de outubro/2019. As principais ações nesse período primaram pela escolha de vagas e a disponibilidade dos professores ACTs já no início do ano letivo, por aquisições e melhorias nos ambientes escolares, pelas modificações na avaliação bimestral para trimestral, pela incorporação da BNCC nas Diretrizes Curriculares Municipais, na Implantação do Núcleo Multidisciplinar na Secretaria e pela implantação do atendimento em tempo integral aos alunos da pré escola e do ensino fundamental em forma de oficinas pedagógicas.

Vale ressaltar que, estão sendo projetados e realizados na adequação aos espaços físicos escolares para o ano letivo de 2020, a reforma da cozinha e refeitório do CMEI Acalanto, a reforma e pintura interna/externa do prédio da Secretaria Municipal de Educação, a reforma na Biblioteca Pública Municipal “Cruz e Souza” e a ampliação do CEE de 1º Grau com a construção 02 novas salas de aula.

Desta forma, as escolas municipais como, o Centro Municipal de Educação Infantil “Acalanto” iniciou suas atividades no dia 03, com reunião com pais, professores e gestores e, no dia 05, com as atividades pedagógicas em tempo integral, destinadas as crianças matriculadas nas turmas de Berçário e Maternal. Já as escolas  do campo em Linha Taquaral e em Imigra e o Centro Educacional de Ensino de 1º Grau, no Bairro Floresta, iniciaram hoje, dia 06, suas atividades com os alunos.

Para a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto Sra. Terezinha, iniciar o planejamento administrativo e pedagógico no ano anterior, garante uma maior visibilidade do tempo e do espaço escolar. Permite aos gestores, técnicos, professores e funcionários desenvolver com tranqüilidade suas funções, possibilitando melhorar a qualidade do ensino ofertado. Como será o caso da ampliação do atendimento em tempo integral, explica a secretária, “o mesmo será em formato de oficinas pedagógicas, culturais e esportivas no contraturno escolar, objetivando fomentar o desenvolvimento lógico-matemático, a criatividade e ludicidade, através da promoção do sujeito na sua integralidade”.