Campanha: Junho Violeta “Violetas, Contra Violência!”

Campanha: Junho Violeta

“Violetas, Contra Violência!”

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES). Esta campanha tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e conscientizar a população sobre os diversos tipos de violência contra o idoso.

As violetas são o símbolo da campanha, pois são flores representativas da família. Seu tamanho pequeno e aparência delicada remetem a fragilidade ligada ao idoso e o afeto contínuo que devemos ter com a pessoa idosa.

O movimento “Junho Violeta” sugere que: ao invés de violentar um idoso, que se dê uma violeta a ele, como sinal de gratidão.

A violência contra a pessoa idosa é um problema que se agrava e se estende, gradativamente, nos dias atuais. O idoso se torna uma pessoa frágil, por, muitas vezes, depender de seus familiares em diversos aspectos, seja nos cuidados pessoais, de saúde, nas relações sociais, na dependência financeira ou até mesmo pela simples convivência familiar.

Não devemos fechar os olhos diante desta violência. Caso desconfie ou presencie algum ato de violência contra a pessoa idosa, denuncie para os Direitos Humanos, disque 100, o atendimento é 24 horas (FRANÇA, 2018; REVISTA INOVA, 2018). Ou procure profissionais da saúde e/ou CRAS (Assistência Social) do Município para maiores informações ou orientações.

Com ênfase a Campanha, as visitas domiciliares realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde do Município estão sendo intensificadas com o propósito de alertar a população sobre as diferentes formas de violência praticadas na sociedade, não somente em relação à pessoa idosa, mas também à mulher, à criança, adolescente e pessoas vulneráveis.  Receba o Agente Comunitário de sua área de abrangência e ouça com atenção as informações.