Projeto: Vozes e Memórias Castellenses recebe o cineasta Ernoy Matiello no Município.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto vem desenvolvendo neste ano letivo (2022) o Projeto: Vozes e Memórias Castellenses que tem por principal objetivo identificar, preservar e proteger o patrimônio histórico e cultural material e imaterial do Município de Presidente Castello Branco.

O projeto engloba várias ações que possibilitarão o desenvolvimento das Diretrizes previstas no Plano Municipal de Cultura e as metas previstas no Plano Municipal de Educação. Uma dessas ações articulou a produção cinematográfica retratada nos documentários do jornalista e cineasta catarinense Ernoy Matiello.

Durante o último dia 30 de setembro, o mesmo, esteve no Município interagindo com os alunos do 4° e 5° ano das Escolas Municipais, com os alunos do 7°, 8° e 9° ano do Ens. Fundamental e os alunos do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino. Na oportunidade participaram da programação os professores e gestores das respectivas redes de ensino.

Os momentos primaram pela exibição do documentário dramático, formato escolhido para recriar o cenário do primeiro atentado contra um trem pagador na América Latina, que, segundo o Diretor Ernoy Matiello, a obra “O Assalto ao Trem Pagador” retrata a história da construção da ferrovia e sua relação com colonização da nossa região.
Na sequência, uma roda de conversa versou sobre os desafios da profissão, a importância do áudio visual no resgate das memórias, a estrutura da produção cinematográfica com essência na história, as metodologias ativas, bem como prospecção de sonhos X mercado de trabalho.
Na roda de conversa o público teve a oportunidade de interagir, tirar suas próprias dúvidas e realizar análises sobre os assuntos tratados, possibilitando que o encontro se tornasse um momento de muitas aprendizagens.

#cinemabrasileiro #culturacatarinense