Agricultura familiar – Incentivo a instalação de indústria.

A empresa Machado Charcutaria localizada na propriedade da família Machado na comunidade de Linha São Luiz, interior do Município de Presidente Castello Branco – SC, filiada à Cooperativa de Produção e Consumo Agroindustrial Familiar de Presidente Castello Branco – Copercastello, já está em funcionamento.

A empresa trabalha com uma linha artesanal de produtos à base de carne suína, sendo elas, linguiça colonial, torresmo, copa, banha, entre outros derivados. A qual disponibilizará esses produtos para todo o território Catarinense.

A capacidade de processamento da empresa é de aproximadamente cinquenta animais por mês, trabalhando em regime de agricultura familiar.

Para viabilizar o empreendimento a administração municipal disponibilizou material de construção no valor de R$ 49.932,00 (quarenta e nove mil, novecentos e trinta e dois reais), adquirido através de processo licitatório, sendo que o custo total do empreendimento ficou na ordem de R$1.000.000,00 (um milhão de reais).

O valor de que trata o presente incentivo estão previstos na Lei Complementar nº 75/2011 de 25 de maio de 2011, C/C as Lei nº 1.885/2020, de 1º de dezembro de 2020 (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e Lei nº 1.886/2020 de 17 de dezembro de 2020 (Lei Orçamentária Anual), Projeto Atividade Incentivo em Projetos de Agregação de Valores – Agricultura Familiar.

História da empresa:

Somos a Machado Charcutaria, uma empresa fundada no ano de 2021, entretanto com uma história centenária oriunda do país de origem de nossa família, a Itália.

Tudo se iniciou por volta de 1920 com a vinda de João Gorlin para o Brasil. João foi quem trouxe a tradição da charcutaria italiana e a cultivou com a produção de salames e demais produtos derivados da carne suína, usando das receitas que herdou de seu país de origem. Após alguns anos, sua filha Gema Rosa Gorlin Machado e seu esposo Raul Machado começaram a pegar gosto pela atividade e então herdaram as receitas, as quais continuaram fazendo muito sucesso. Algum tempo depois Raul Machado já havia se tornado referência na produção da charcutaria (produtos artesanais feitos à base de carne suína, temperadas com especiarias), com isso além de produzir produtos para o consumo da família ele começou a produzir também para seus amigos e vizinhos mais próximos.

Em meados de 1980 com a constante procura de alguns vizinhos, o filho do casal, Antônio Bento Machado, decidiu levar a diante essa tradição, fazendo com que não se perdesse esse dom que a família trazia à anos desde seus ancestrais. Algum tempo depois Antônio já havia aprendido todas as receitas e iniciado a sua caminhada no ramo da charcutaria. Ele como seu pai, começou a produzir para amigos, os quais faziam pedidos constantes para que seus produtos fossem comercializados com a população.

Alguns anos depois, Antônio e sua esposa Ana Maria Pastre Machado iniciaram uma produção um pouco mais considerável com a ajuda de seus filhos, os quais desde criança foram aprendendo que aquilo era uma tradição e que devia ser mantida e levada a diante pelos mesmos. Depois de algum tempo a procura pelos produtos começou a se tornar constante e com isso a família decidiu iniciar a comercialização, mas apenas para alguns amigos próximos, através de pedidos.

Seguindo com a tradição da família que foi passando de pai para filho, Antônio e sua Esposa Ana junto de seus Filhos Leonardo e Mateus Machado decidem levar a diante a ideia de fundar uma agroindústria familiar onde pudessem produzir e comercializar os produtos, os quais contam com receitas únicas da família. Mas ao longo desse tempo aconteceram algumas tentativas que não se concretizaram, porém a persistência da família juntamente com o apoio da EPAGRI e da Prefeitura Municipal de Presidente Castello Branco fez com que em 2021 esse sonho pudesse se tornar realidade e assim a MACHADO CHARCUTARIA foi fundada na propriedade da família localizada em Linha São Luiz interior de Presidente Castello Branco.

A Machado Charcutaria realiza a produção com animais oriundos da propriedade da família, onde os mesmos passam por um rigoroso processo de seleção, sendo assim possível desenvolver produtos de alta qualidade e segurança pensando sempre no melhor para seus consumidores.

Nossa empresa está associada à Coper Castello, uma cooperativa a qual preza muito pela qualidade dos seus produtos, além de ser constituída apenas por agroindústrias familiares pois sabe da importância das mesmas para a manutenção de tradições familiares.