CASTELLO BRANCO DESENVOLVE AÇÕES EM PROL DA SUSTENTABILIADADE.

AÇÕES CONTÍNUAS EM PROL DA SUSTENTABILIDADE CASTELLENSE

Pensar em educação ambiental e em ações sustentáveis é pensar em práticas integradoras, intersetoriais e contínuas que envolvam além de alunos a comunidade escolar e local, as entidades civis organizadas e a gestão pública.

 Este pensamento é o viés pelo qual são desenvolvidas as ações de um Trabalho Intersetorial de Educação Ambiental no município de Presidente Castello Branco.  Desta forma o trabalho busca abranger as diversas dimensões da Educação Ambiental, iniciando pela sensibilização das pessoas, formação de grupos de estudo, desenvolvimento de projetos como Escola Sustentável, Programa Castellense de Coleta Seletiva do Lixo, Produção de mudas de hortaliças, plantas medicinais e árvores nativas/frutíferas no Viveiro Municipal.

 II TARDE AMBIENTAL

 

Para socializar algumas das ações sustentáveis de Presidente Castello Branco, foi realizada, no dia 05 de junho, a “II Tarde Ambiental” na Escola Municipal São Luiz, com alunos e professores da Rede Municipal de Ensino objetivando integrar as escolas e alunos na discussão da temática.  A tarde teve início com uma atividade de sensibilização, com a apresentação da peça teatral “Comadre Miséria e Compadre Não Tem Nada”, promovida pelo  Consórcio Lambari.  Em seguida todas as Escolas apresentaram e divulgaram seu Subprojeto do “Projeto  Escola Sustentável”. Para dar sequência às atividades os alunos fizeram um piquenique com lanche natural e suco, no intuito de repensar nossa alimentação. Após o gostoso lanche, os alunos realizaram uma gincana ambiental com atividades e brincadeiras que instigassem a atitudes saudáveis e sustentáveis, envolvendo a correta separação do lixo e conhecimentos gerais relacionados ao meio ambiente. Para encerrar a tarde, todos os alunos receberam uma muda de árvore (Ipê, canela e Araçá), produzidos no Viveiro Municipal pelos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura.    

PROGRAMA CASTELLENSE DE COLETA SELETIVA DO LIXO 

Após a visita de todos os Clubes de Mães Castellenses no Aterro e Viveiro Municipal, neste mês de Junho o trabalho será voltado à sensibilização e educação dos alunos do Ensino fundamental e médio da Rede Estadual e dos alunos da Rede Municipal de Ensino. A programação inclui conhecer a história e as ações do Programa Castellense de Coleta Seletiva do Lixo e visita no Aterro e Viveiro Municipal. As ações de orientação do Borbolimpo nas ruas e orientação quanto à correta separação do lixo em eventos continuaenvolvendo a comunidade em geral.                                     

  ESCOLA SUSTENTÁVEL

 

  O Projeto Escola Sustentável, desenvolvido em parceria com as Secretarias de Agricultura, Saúde, Administração e departamento de Ação Social, é a peça fundamental no Trabalho de Educação Ambiental desenvolvido nas Escolas Municipais e Estadual.Assim, cada Unidade Escolar possui um Subprojeto que contribui com ações sustentáveis na busca da melhoria da qualidade de vida da população castellense. A Escola Municipal Imigra objetiva com o subprojeto Farmácia Viva, realizar a experiência de uma farmácia viva, partindo dos conhecimentos culturais para os científicos na utilização de ervas medicinais em nosso dia a dia. Para este estudo conta com um horto na Escola, onde são estudadas as plantas. Este trabalho continua com a construção dos canteiros nas famílias da comunidade orientados pelas professoras e alunos da Escola e pelo Técnico Agrícola. Neste ano a erva melissa será o tema de estudo teórico e prático. O Subprojeto Lavoura Familiar é desenvolvido na Escola Municipal Banhadão com o objetivo de sensibilizar alunos e comunidade sobre a importância da alimentação saudável, valorizando e resgatando o plantio, cultivo e consumo de alimentos naturais, que priorizem uma vida saudável através de ações sustentáveis. A lavoura feita na escola serve de suporte para o estudo e incentivo do resgate destas variedades nas famílias da comunidade. Neste ano a linhaça será o tema de estudo teórico e prático. Horta Permacultural é o tema do Subprojeto desenvolvido na Escola Municipal Taquaral, que busca sensibilizar a comunidade escolar e local objetivando a construção de hortas permaculturais diferenciadas nas residências como apoio aos preceitos da sustentabilidade. Neste ano o tema em estudo do projeto será a alface. Na Escola Municipal São Luiz é desenvolvido o Subprojeto “Na Sombra de um Pomar”, que prioriza utilizar o pomar como diferente espaço educativo e de aprendizagens significativas acerca da saúde. O estudo teórico deste ano será focado no estudo do limão e da produção do refrigerante caseiro de limão. Outro subprojeto desenvolvido é “Produtos Biodegradáveis: A Influência da Aromaterapia no Comportamento Humano”, desenvolvido pela Escola do Centro Educacional de Ensino de 1º Grau, objetivando socializar receitas de produtos biodegradáveis de higiene e de limpeza, que não agridam o meio ambiente. O destaque para este ano de estudo será a produção de sabão líquido e em barras e sua utilização nas escolas e espaços públicos substituindo os produtos de limpeza que poluem a natureza. Ainda na Rede Municipal é desenvolvido o Subprojeto “Construindo Brinquedos e Jogos Pedagógicos com Material Alternativo”, na Escola CMEI Acalanto, num trabalho que envolve o resgate da construção de brinquedos, enfocando a possibilidade de uso de diferentes materiais alternativos. Para este trabalho as parcerias com a família é essencial. O tema de estudo para este ano serão os jogos pedagógicos. Na Rede Estadual de Ensino do Município de Presidente Castello Branco, desenvolve-se com os educandos um subprojeto, da Escola Sustentável: A Captação da Água da Chuva – Cisternas, que tem como objetivo, promover o desenvolvimento de competências, habilidades, atitudes, valores e comportamentos com foco na sustentabilidade, mediante a implantação de práticas sustentáveis na escola iniciando pela construção de uma cisterna, conscientizar o maior número possível de pessoas, a partir da comunidade escolar, sobre a importância de economizar água potável, contribuindo assim para um aprendizado coletivo e influenciando nas práticas de uso da água em toda comunidade. Através do projeto Cisternas passaremos a pensar o espaço escolar como um espaço de sustentabilidade, e que os educandos se conscientizem da importância da construção de uma cisterna em suas propriedades, em especial, na área rural.  Acredita-se que desta forma o trabalho de Educação Ambiental torna-se mais participativo com o grande comprometimento e participação da comunidade conseguindo assim melhores resultados nas ações desenvolvidas.