Presidente Castello Branco É Destaque Nacional Em Programa De Saúde

Município do Alto Uruguai é o único do Brasil a integrar ações da saúde com os demais setores da administração

Presidente Castello ganhou destaque em pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O município, localizado no Alto Uruguai Catarinense, realiza o "Projeto Presidente Castello Branco realizando ações em busca da Sustentabilidade". O trabalho consiste em integrar as ações da saúde com todos os demais setores da administração municipal como: agricultura, educação, turismo, transportes e social. Todas as atividades executadas na saúde estão integradas às demais pastas. O professor Rodrigo Moretti, da Universidade Federal de Santa Catarina foi o responsável pela pesquisa.

O pesquisador explica que o grande benefício do trabalho integrado na área de saúde é que todas as áreas podem atuar (em conjunto) na resolução dos problemas, dando mais agilidade ao atendimento do cidadão que necessita de procedimentos como: consulta, tratamento ou cirurgia. "Não só rara como única na verdade. É um privilégio ter um município em que o SUS funciona tão bem", acrescenta.

Segundo Rodrigo Moretti, todos os municípios, que priorizam a saúde, buscam promover uma política de integração com todos os setores. "O prefeito de Castello Branco demonstra uma preocupação muito grande em melhorar o atendimento na área de saúde pública", complementa Moretti. Ele citou o exemplo da união com o setor de educação, que proporciona um cuidado especial com a saúde das crianças.

Os resultados do processo de integração entre os setores serão apresentados numa Web Conferência, que será realizada na próxima quarta-feira, dia 18.08, a partir das 15 horas em Florianópolis. O município de Presidente Castello Branco mostrará como é possível integrar os profissionais da saúde com todas as outras áreas da administração. Um feito, que é considerado raro, pelos especialistas no setor.

Assessor de Imprensa: Paulo Gonçalves