Castello Branco e Caixa assinam contrato de 40 casas populares

A Prefeitura de Presidente Castello Branco, a Caixa Econômica Federal e as famílias beneficiadas assinaram nesta terça-feira (10), contratos para construção de 40 moradias para a população de baixa renda, totalizando investimentos do Governo Federal e da prefeitura local de mais de R$ 1 milhão. O evento foi realizado no Centro de Convivência dos Idosos. O contrato é mais uma conquista para os castellenses, principalmente para aqueles que sonham em ter a casa própria.

As moradias serão construídas na extensão da Avenida 17 de Fevereiro – Loteamento Floresta, num um prazo de 10 meses. Os recursos são do programa Carta de Crédito FGTS – Operações Coletivas e do Orçamento Geral da União (OGU) e contemplam famílias com renda entre R$ 200,00 e R$ 900,00, que foram selecionadas pelo conselho de habitação do município. Cada residência terá um custo de aproximadamente R$ 26,4 mil, incluso o terreno, cujos recursos têm origem nas seguintes fontes: R$ 9,5 mil do FGTS, mais R$ 7,3 mil do FNHIS – Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, repassados pela Caixa. Além disso, a prefeitura está dando como contrapartida o terreno no valor de R$ 4,5 mil e mais R$ 5,1 mil em material de construção. O material usado para construção das casas será misto (madeira e alvenaria). As moradias terão 39,64 metros quadrados, com sala, cozinha, área de serviço, dois quartos e banheiro.

Durante a fase de construção do empreendimento será desenvolvido um trabalho técnico social com as famílias, pela prefeitura local, voltado à educação patrimonial, sanitária, ambiental e à convivência em comunidade.

O prefeito de Presidente Castello Branco, Cláudio Sartori, comemora os investimentos. "Imagine você poder atender 40 famílias. Os moradores pagarão um valor insignificante por esses imóveis. Para Castello Branco, essa obra tem uma importância muito grande", declara o prefeito.

Para o Superintendente Regional da CAIXA, no Oeste de Santa Catarina, Ricardo Bier Troglio, a conquista da própria moradia é a realização de um dos grandes sonhos de todas as famílias. "Ao viabilizar moradia para estas famílias a CAIXA cumpre seu papel de Banco Público, promotor da cidadania e da melhoria da qualidade de vida das pessoas mais necessitadas", completa Troglio.